Nesse dia haverá uma Sessão Solene e o lançamento do livro “Um sopro de Liberdade. Albufeira 1974-2024 – 50 anos de Abril”. Na noite anterior, Teresa Salgueiro é a voz do concerto comemorativo, que contará com videomapping e fogo-de-artifício. Galerias, Auditório, Biblioteca e demais espaços públicos do Município acolhem uma vasta programação toda ela dedicada à Revolução dos Cravos.
25 de Abril de 2024: o dia vai começar às 09h00 com a cerimónia oficial do hastear da bandeira ao som do Hino Nacional, pela Sociedade Musical e Recreio Popular de Paderne e Guarda de Honra pelos Bombeiros Voluntários de Albufeira, seguindo-se a inauguração da escultura “Sopro de Abril” de Santos Carvalho. O artista, que desenvolve trabalhos individuais desde 1990, criou uma peça única para o Município de Albufeira, em mármore de Estremoz com 3.5 metros de altura, que vai ficar exposta na entrada sul dos Paços do Concelho.
ÀS 15h00, o Salão Nobre acolhe a Sessão Solene dedicada ao Poder Local, com intervenções de todos os líderes de bancada. Depois será feito o lançamento do livro “Um Sopro de Liberdade. – Albufeira 1974-2024 – 50 anos de Abril”. Esta edição reúne diversos factos históricos, com incidência nos presos políticos de Albufeira durante o Estado Novo, assim como os testemunhos daqueles que vivenciaram a transição de regime no país.
Na noite anterior, Teresa Salgueiro, artista renomada no país e membro fundador dos Madredeus, atua nos Paços do Concelho, às 21h30, num concerto comemorativo dos 50 anos de Abril. O espetáculo vai ser acompanhado de videomapping e encerra com fogo-de-artifício em homenagem à Liberdade.
O meio século da Revolução dos Cravos é, de resto, largamente comemorado em todos os espaços públicos do Município. Nas Galerias Municipais estão patentes as exposições “E Depois do Adeus – Fotografias com História” (Galeria de Arte Pintor Samora Barros), até 29 de abril, de Marques Valentim; “Sopro de Liberdade” (Galeria Municipal João Bailote), até 4 de maio, da autoria do Município de Albufeira; “Humberto Delgado – General da Liberdade e Escritor” (Sala de Extensão Cultural do Arquivo Histórico de Albufeira), até 30 de maio, mediante marcação prévia; e ainda, “Desenhos da Prisão” (Museu Municipal de Arqueologia), de Álvaro Cunhal, até 4 de agosto.
No Auditório Municipal acontece a 13 de abril o concerto de celebração dos 50 anos do 25 de Abril do Coro do Conservatório de Albufeira com o Grupo Entretenga intitulado “Cantar Abril – 50 Anos de Revolução dos Cravos”, às 20h00. No dia seguinte, a 14 de abril, a ACTA - A Companhia de Teatro do Algarve apresenta, às 15h00 e às 16h00, o espetáculo de marionetas “A Que Cheira a Liberdade”, inspirados em grandes livros sobre o 25 de Abril. A 20 de abril, a Orquestra de Jazz do Algarve sobe ao palco, às 19h00, para o concerto “Liberdades” e na quarta-feira, dia 24,
No Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor, a 23 de abril, na Sala Polivalente da Biblioteca Municipal Lídia Jorge acontece o recital de poesia “Palavras de Abril: palavras interditas e palavras à solta”, às 21h00. Nesta viagem intimista pela literatura portuguesa censurada durante o Estado Novo pretende-se explorar as diferenças na Liberdade de Expressão volvidos 50 anos de Revolução.
O desporto integra, igualmente, a programação das comemorações do 25 de abril. No dia 24 de abril, a Associação Caminhadas ao Luar organiza a “Caminhada 25 de Abril”, às 20h00, com partida dos Paços do Concelho. No dia seguinte, a 25 de abril, às 09h30, na Praia do Inatel realiza-se o X Triatlo de Albufeira do FC Ferreiras e às 15h00, os “mini” craques do futebol disputam a 3.ª jornada do Campeonato Golfinhos, no Estádio Municipal de Albufeira. Na semana seguinte, a 4 de maio, regressa a 2.ª Taça de Portugal Feminina de Ciclismo de Estrada – Carlos Silva e Sousa.