A inauguração do Campeonato do Mundo de Dança envolveu milhares de jovens “dançarinos” em representação de 38 países, que desfilaram pela pista de tartan e se perfilaram ocupando todo o relvado do campo.
Antes, o Vice-presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Nuno Amorim, deu as boas-vindas aos atletas e a todos os presentes, bem como à organização e à Região de Turismo do Algarve que em boa hora escolheram Lagoa para a realização da prova de apuramento dos campeões, com transmissão para todo o mundo de imagens graciosas e de grande sentido estético com que estas jovens bailarinas conseguem influenciar os júris e galvanizar o apoio de quem assiste.
No exterior do estádio repetia-se a mesma imagem: gente por todo o lado num cenário completamente esgotado como nunca se tinha visto no Concelho de Lagoa, em eventos semelhantes.
Luz e cor estiveram em sintonia com a largada de balões, com a “canção do mar” e “gente da minha terra” num sentido profundo da ligação do Concelho de Lagoa à sua bela costa marítima e ao sentimento de todos quando entoaram o Hino Nacional.
O Concelho de Lagoa e o executivo camarário uma vez mais estiveram à altura da promoção de eventos culturais de grande projeção internacional e interesse artístico/cultural, motivador da adesão da sua população e visitantes, que esgotaram as disponibilidades de alojamento e apoio gastronómico do Concelho.
O que é o “Dance World Cup”
Trata-se de um evento anual que envolve milhares de concorrentes, competindo em eliminatórias nos seus países e uma Final Mundial. Esta é a maior competição de dança de todos os géneros para crianças e jovens em todo o mundo.
Este ano os países concorrentes são: África do Sul, Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Canadá, Cazaquistão, China, República Checa, Dinamarca, Egito, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estados Unidos, França, Gibraltar, Guernsey, Holanda, Índia, Inglaterra, Irlanda do Norte, Itália, Japão, Jersey, Malásia, México, Nigéria, Noruega, Perú, Polónia, Portugal, Roménia, Rússia, Sri Lanka, Suíça, Tirol do Sul e Ucrânia.
O “Dance World Cup” envolve mais de 15.000 crianças e jovens em todo o mundo com idades entre os 4 e os 25 anos - sendo aberto a qualquer pessoa que frequente uma escola de dança - tentando-se qualificar para a final, que é realizada anualmente num local diferente, tendo as anteriores decorrido em Jersey, Sardenha, Paris e Áustria.
Por CM Lagoa