A Estação de Tunes acolheu durante a noite de ontem, 24 de março, o exercício Regional «FERROEX_ALG. II 23» que testou todas as dimensões do Plano Prévio de Intervenção da Linha Ferroviária do Algarve.
O Município de Silves, com a coordenação do Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPS) e das diferentes unidades orgânicas mobilizadas, apoiou a implementação e concretização do exercício no terreno.
 
Perante um exigente e desafiante cenário fictício, as ações conjuntas do SMPS com o Setor de Ação Social, Logística, Unidade de Máquinas, DSUA e GIRP, garantiram o cumprimento das missões atribuídas ao Município de Silves, no âmbito do Plano Prévio de Intervenção da Linha Ferroviária do Algarve.
 
No total, o Município de Silves envolveu neste exercício, 14 operacionais e técnicos especializados, 7 viaturas, entre outras capacidades de apoio às operações e sustentação logística das operações.
 
Apoiou ainda a zona de acolhimento e processamento e o respetivo apoio psicossocial aos passageiros ilesos e aos familiares das vítimas.
 
De referir que o exercício contou com a participação de figurantes, de estagiários e cadetes dos Corpos de Bombeiros do concelho de Silves e escuteiros do Agrupamento de Silves do Corpo Nacional de Escutas que garantiram a necessária dinâmica de vítimas no interior do comboio de passageiros.
 
O balanço final foi bastante positivo.