O evento é promovido no âmbito da bolsa «Pushing Against Racism», cuja WallRide foi a única entidade do continente europeu a receber tal distinção
A WallRide, associação sem fins lucrativos de ação social e direitos humanos na ótica do skate, foi a única no Continente Europeu a receber a Bolsa "Contra o Racismo", atribuída pelas ONGs Goodpush Alliance e Skateistan. 
A distinção reconhece o trabalho desenvolvido pela WallRide na promoção da inclusão, equidade racial, assim como o fortalecimento da comunidade do skate em Portugal.
Como tal nos dias entre 27 de fevereiro e 2 de março, a Associação irá organizar um evento que compreende uma série de atividades variadas, desde palestras, a aulas de skate e mostras de cinema.
Viriato Villas-Boas, Presidente da WallRide, afirma que “com o aumento visível dos extremismos políticos e sociais, nunca foi tão urgente reconhecer e navegar o assunto do combate ao racismo. O desporto, e o skate em particular, são perfeitas analogias para a sociedade geral, e dede o seio da nossa comunidade local, até aos desenvolvimentos internacionais, vemos com uma clara urgência o desenvolvimento de mecanismos que combatam o sofrimento humano, na ótica da educação, do trabalho social, de políticas publicas, assim como no nosso quotidiano e ações individuais.”
Acrescentando que, “os painéis de discussão na UALG tentam refletir um pouco a globalidade do problema, assim como a pluralidade de vozes necessárias para encontrar soluções duradoras, sendo que teremos skaters, académicos, representantes camarários e governamentais, membros da sociedade civil, e outros sentados à mesma mesa em torno de diálogos improváveis, mas altamente necessários”.
Villas-Boas conclui afirmando que “nada disto seria possível sem a generosidade da The Good Push Initiative/Staeistan, da equipa da WallRide que trabalha incessantemente para o melhoramento do mundo que nos rodeia, e os parceiros que aceitaram este desafio”. 
 
A Goodpush Alliance, uma iniciativa liderada pela Skateistan, tem como objetivo promover a colaboração e partilha de conhecimento entre projetos sociais de skate em todo o mundo. Através de uma variedade de recursos, workshops e prémios, a Aliança procura maximizar o impacto coletivo das iniciativas de skate.
O Fundo Pushing Against Racism, estabelecido pelo Grupo de Trabalho Pushing Against Racism, representa um passo proativo na promoção de uma cultura antirracista dentro da comunidade global do skate.
Este ano, a Goodpush Alliance recebeu um número recorde de 158 candidaturas provenientes de seis continentes. Após uma rigorosa avaliação, foram selecionadas 12 iniciativas de 11 países para receber subsídios num total de 15.000 dólares.
 
Programa do Evento
27 de fevereiro | Universidade do Algarve (Auditório 1.5 - Complexo Pedagógico da Penha)
10h00 | Receção
10h30 - 12h00 | Painel 1: Racismo estrutural no desporto: desafios e oportunidades para a inclusão.
O reconhecimento da existência de um problema, como o mesmo se encontra enraizado no desporto e além, e muitas vezes de forma subtis e perpetuas. Como tal, quais as dificuldades e oportunidades mais salientes ou relevantes no contexto do racismo. 
14h00 - 15h30 | Painel 2: A invisibilidade e falta de representatividade no skate: lições e desafios transversais a outros desportos e à sociedade em geral.
A importância da representatividade. Como a inexistência ou falta de pontos de referência para a 'normalização' de pessoas exteriores ao status quo nas arenas do skate/desporto/cultura/artes é uma barreira ao acesso e aspiração de novas gerações de minorias étnico-raciais. O que pode a sociedade geral extrair, e ensinar, de e a contextos específicos.
16h00 - 17h30 | Painel 3: O papel das instituições e das políticas públicas na luta contra o racismo no desporto.
Com um foco maior nas políticas públicas. Explorando o que pode ser feito além dos movimentos e organizações 'grassroots'; e se podem estes modus operandi  ser adaptados para contextos Institucionais, Governamentais, ou formais, a nível (além das ações individuais ou programas específicos em contextos locais ou reduzidos).
 
O que pode, por exemplo, o Governo aprender com uma entidade local, e se tais lições são replicáveis; e vice-versa.
18h00 | Exibição do documentário "Alcindo" (2021), realizado por Miguel Dores, que aborda o caso de Alcindo Monteiro e a violência racista em Portugal.
28 de fevereiro, 1 e 2 de março | Skatepark de Faro
10h00 - 15h00 | Aulas Gratuitas de Skate: Sessões orientadas para associações parceiras, com o objetivo de proporcionar um primeiro contacto com o skate e promover a inclusão através da prática desportiva.
15h00 - 19h00 | Troca Cultural e de Conhecimentos: Workshops interativos, debates e atividades de partilha sobre a inclusão e o papel do skate na promoção de comunidades mais coesas.
*28 de fevereiro | Inauguração de um mural temático dedicado à inclusão e ao combate ao racismo, pela mão dos artistas SEN e Artitude Urbana.
Este evento é aberto e gratuito ao público e representa um passo importante na construção de uma comunidade de skate mais diversa e inclusiva.
A WallRide agradece todo o apoio fundamental da Goodpush Alliance, Skateistan, Universidade do Algarve, Fagar/Município de Faro, Miguel Dores/Documentário Alcindo, The Lemon Berry, Delícias Salgados, Rede Move Algarve e de todos os parceiros que tornam este evento possível.
 
 
Viriato Villas-Boas