Setembro | Mês de Sensibilização para os Cancros do Sangue

No âmbito do Mês da Sensibilização para os Cancros do Sangue, a Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) relança a campanha ‘Existem palavras certas? O sangue que há em mim’, uma campanha que pretende mostrar – a partir das palavras de pessoas com cancros do sangue – qual o impacto da comunicação no percurso da doença e na sua própria vida.

Esta campanha parte da premissa de que o diagnóstico de cancro do sangue gera, muitas vezes, um bloqueio na comunicação, para apresentar diferentes visões desta realidade e procurar pistas para uma comunicação mais eficaz e empática.

Com a APCL desde o primeiro momento tem estado a Johnson & Johnson Innovative Medicine. Há dois anos que as duas entidades têm caminhado no sentido de aprofundar a reflexão sobre o impacto da comunicação no decurso de quem vive com doença hemato-oncológica.

"A resposta que tivemos em 2024 provou que este é um diálogo urgente e necessário," afirma Manuel Abecasis, Presidente da APCL. "Este ano, queremos ir mais longe. Não se trata apenas de encontrar as palavras certas, mas de construir pontes de comunicação que combatam o isolamento. A empatia e a escuta ativa são ferramentas terapêuticas poderosas que toda a comunidade pode oferecer”.

Esta será ainda uma campanha agregadora, reunindo no mesmo objetivo os diversos parceiros e escutando outros públicos, para além da pessoa com cancros do sangue.

“Já ouviu falar de Cancros do Sangue?” será esta a questão central da campanha de 2025, permitindo explorar aspetos tão complexos quanto a credibilidade e o alcance da informação sobre saúde; a literacia sobre cancros do sangue; a importância do momento do diagnóstico; as consequências pessoais e sociais de se viver com uma doença hemato-oncológica; entre outros.

“Os avanços na hematologia têm sido extraordinários, mas a excelência do tratamento não se mede apenas pela inovação terapêutica. A forma como comunicamos o diagnóstico, como explicamos o tratamento e como ouvimos as dúvidas e preocupações do doente é, em si mesma, uma ferramenta terapêutica. A Sociedade Portuguesa de Hematologia apoia esta campanha por ser uma forte aposta na capacitação da sociedade para uma comunicação mais empática e no reforço da rede de suporte do doente, tornando-a uma aliada fundamental no sucesso do tratamento”, reforça Maria Gomes da Silva, Presidente da Sociedade Portuguesa de Hematologia (SPH).

A campanha é lançada no dia 4 de setembro, Dia Mundial da Leucemia, num evento que decorrerá na sede da WPP, em Lisboa, entre as 17h30 e as 19h00, e contará com a mesa-redonda “Literacia em Saúde e Comunicação em Hematologia: O Papel das Campanhas e dos Profissionais de Saúde”, com a participação da Sociedade Portuguesa de Hematologia (SPH), Associação de Enfermagem Oncológica Portuguesa (AEOP), e Grupo de Estudos de Hematologia da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF). Ao longo deste mês dedicado às doenças hemato-oncológicas, a campanha assinalará outras datas-chave como o Dia Mundial do Linfoma (15/09), o Dia Mundial da Leucemia Mieloide Crónica (22/09) e o Dia Europeu do Mieloma Múltiplo (27/09). A campanha será divulgada no site e redes sociais da APCL (FacebookInstagram; LinkedInYouTube) e seus parceiros.

Reconhecendo que o percurso de alguém com doença oncológica vai muito além da esfera clínica, a campanha desafia-nos a refletir sobre a rede de apoio que rodeia o doente, começando pela forma como se comunica. O seu propósito é defender uma comunicação mais empática e informada, que complemente o tratamento médico com um suporte emocional robusto, fundamental para enfrentar os desafios da doença.

 

Burson Global