O médio português, que tinha saído do banco como aposta do técnico Abel Xavier para a última meia hora, acabou por desbloquear, ao quarto minuto de descontos, uma igualdade que assentaria melhor a uma partida equilibrada.
Depois de 30 minutos iniciais muito pobres, com as duas equipas sem ideias e a apostarem apenas no pontapé longo, o jogo só ‘aqueceu’ no último quarto de hora da primeira metade, fruto de iniciativas individuais.
Bruno Carvalho (36 minutos) e Nadson (41) somaram dois remates perigosos ao lado, mas a melhor oportunidade pertenceu ao Farense, com um cabeceamento de Mailó ao poste, após cruzamento de Hugo Ventosa, em ‘cima’ do intervalo.
O Beira-Mar reentrou com mais dinâmica na segunda parte e dispôs de duas boas oportunidades para chegar ao golo, mas Juliano (53 minutos) e Paulinho (67) desperdiçaram, atirando ao lado.
A partida manteve-se equilibrada até ao apito final, mas o ritmo voltou a decair e nem as substituições ajudaram a melhorar o rendimento dos dois conjuntos, que se limitavam a aguardar pelo esperado empate nos minutos finais.
Contudo, ao quarto minuto de descontos, Neca assumiu a marcação de um livre direto, em posição frontal, e executou de forma primorosa, deixando Rui Rêgo ‘pregado’ ao relvado e dando o triunfo à sua equipa, com o árbitro a apitar imediatamente depois para o fim da partida.
Jogo no Estádio de São Luís, em Faro.
Farense - Beira-Mar, 1-0.
Ao intervalo: 0-0.
Marcador:
1-0, Neca, 90+4 minutos.
Equipas:
- Farense: São Bento, Hugo Ventosa, Kiki Ballack, Lameirão, Hugo Luz, Rui Duarte (Irobiso, 69), Bilro, Harramiz, Edinho Júnior (Neca, 58), Bruno Carvalho e Mailó (Yang Tan, 81).
(Suplentes: Ricardo, Alan Khabalov, Yang Tan, Neca, Karamatic, Irobiso e Califo).
Treinador: Abel Xavier.
- Beira-Mar: Rui Rêgo, Pedro Moreira, Alan Henrique, Fábio Santos, Vítor Vinha, Assis (Paulinho, 25), Anderson Mattos, Kingsley, Edivândio, Juliano (Chaparro, 65) e Nadson (Edema, 72).
(Suplentes: Márcio, Edema, Edu, André Nogueira, Chaparro, Paulinho e Piffero).
Treinador: Paulo Alves.
Árbitro: Manuel Oliveira (Porto).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Lameirão (38), Harramiz (80) e Alan Henrique (89).
Assistência: Cerca de 400 espetadores.
EYP // PFO
Lusa/Fim