No passado dia 2 e 3 de julho houve festa no bairro da Penha!

A iniciativa da Associação Catálise Global, em parceria com a Associação Recreativa e Cultural de Músicos (ARCM)/SIGA), a Associação Designers do Sul (ADS) e comerciantes do Bairro da Penha e de Faro reuniu centenas de pessoas nos dois dias de animação.

Este evento teve um arraial, feito por músicos e comediantes, assim como atividades com foco nos objetivos da intervenção de arte urbana, estimulação de comércio local e solidariedade social. Filipe Alves, presidente da Associação Catálise Global, explicou ao nosso jornal que o evento «foi um sucesso enorme e tivemos um feedback fantástico por parte dos visitantes, comerciantes e até mesmo dos artistas».

No dia 2 de julho, esteve presente na Penha o projeto farense 8000 Comedy Club, com os comediantes André Tavares, David Simões e Marcelo Soares. Em seguida, foi a vez da fadista Melissa Simplício subir a palco. Por fim, deu-se a apresentação do Projecto Montanha, que foi apresentado em 3 bairros da cidade (Atalaia, Carreira de Tiro e Penha) com a banda PANDA, uma junção de Jazz com Hip-Hop.

No dia 3 de julho a música de Rúben Filipe animou os moradores do Bairro da Penha. O arraial terminou pelas 22:30 horas e, no recinto, centenas de pessoas dançavam as modas populares cantadas pelo artista.

Filipe Alves recorda que a iniciativa tinha um caráter solidário, onde cada participante poderia levar um bem alimentar (latas de atum, massas, azeite, grão, arroz, entre outros) ou de primeira necessidade (como fraldas, tampões ou pensos). «Conseguimos mais de 14 sacos de bens alimentares», frisa o responsável pela associação. Quem contribuiu, recebeu um voucher com 20% de desconto para utilizar no comércio local.

Relembrando a importância da sua equipa, o presidente da Associação Catálise Global orgulha-se de terem «conseguido fazer a regeneração urbana do parque». Os moradores mostraram-se contentes e «muita gente nos agradeceu pelas cores que trouxemos e pela envolvência do Farense e da Ria Formosa», disse ainda ao nosso jornal.

«Fazem falta este tipo de eventos na Penha, sobretudo após uma pandemia. A comunidade tem de se unir», realça Filipe Alves. O objetivo é regressar para o ano e trazer uma nova edição dos «Bairros em Festa».

O presidente da Associação Catálise Global agradece aos seus parceiros, autarquia e comunidade pela envolvência e empenho na construção deste evento.

 

Por: Filipe Vilhena