As provas regionais realizar-se-ão, simultaneamente, em três locais distintos do Algarve - no Serviço de Formação Profissional de Faro (Areal Gordo), no Serviço de Emprego e Formação Profissional de Portimão e no Centro DUAL/Câmara do Comércio e Indústria Luso-Alemã, em Portimão, para as profissões de Cabeleireiro, Pastelaria, Cozinha, Serviço de Restaurante e Bar, Desenho Gráfico, Contabilidade e Gestão, Animação/Vídeo.
Para além destas profissões e por questões de logística, bem como com a colaboração da Delegação Regional do Alentejo, os concorrentes do Algarve vão competir entre si nas provas de Esteticismo, Desenvolvimento de Aplicações Informáticas Empresariais, Condução de Drones, Marketing digital I E-commerce, Modelação 3D I Realidade Aumentada, que serão realizadas no Serviço de Formação Profissional de Évora, nas mesmas datas e horário.
O Campeonato Nacional das Profissões irá decorrer de 12 a 16 de novembro de 2024, no Europarque, em Santa Maria da Feira, sob o lema “Onde há competência, há um Norte”.
A 20 de setembro 2024, o IEFP/Algarve realizou uma sessão inicial de promoção e divulgação de todo este processo, que decorreu no Serviço de Formação Profissional de Faro, onde foi apresentada toda a equipa, designadamente concorrentes, jurados e técnicos, e que contou ainda com outras entidades, desde Municípios, Associações Empresariais, Sindicais e entidades formadoras.
O objetivo da competição é a valorização da formação e do trabalho desenvolvido pelos profissionais em áreas estratégicas e dos mais diferentes setores de atividade, que permita o reconhecimento dessas profissões junto dos mais jovens e das empresas, para o crescimento económico da região e do país.
O Campeonato das Profissões, nas suas diferentes fases, é um evento aberto ao público, permitindo visitas aos diferentes espaços formativos onde ocorrem as provas.
Do Campeonato Nacional vão sair os representantes de Portugal nas fases internacionais que se lhe seguem: o EuroSkills Herning (Dinamarca), em setembro de 2025, e o WorldSkills Xangai (China), em setembro de 2026.
IEFP