como são o caso das bicas, dos poços e das colunas do século passado que ornamentam neste momento a entrada do Largo Rainha D. Leonor, mas que constituíram a fronteira para a passagem para a outra margem (do Rio Arade), na zona de atravessamento onde hoje se encontra a ponte que liga a Portimão.
Seguindo esse objetivo, iniciou recentemente uma colaboração com a paroquia local, na pessoa do Sr. Padre Miguel, que culminou com as recuperação de algumas obras de arte sacra por parte da paroquia e da Junta de Freguesia, sendo exemplo o desta ultima, a recuperação do santo existente na Igreja Matriz , S. Pedro Gonçalves Telmo, patrono do compromisso marítimo de Ferragudo, edifício que a Junta de Freguesia recuperou em 2015 em memoria à sua comunidade piscatória.
A recuperação de obras de arte sacra, as quais possuem mais valor histórico e cultural do que patrimonial e financeiro, envolveu ainda o crucifixo existente na Capela do Cemitério e o altar em casquinha que remontam aos anos 30 do século passado, os quais brevemente estarão disponíveis para os visitantes deste espaço, aquando do culminar das obras de recuperação da capela cemiterial.
Por J.F. Ferragudo