Os XV anos de elevação de Ferragudo a Vila foram Comemorados no Largo Rainha Dª Leonor com música, hastear da bandeira na presença das entidades oficiais e desfile pela vila com fanfarra.

Uma vez mais a comemoração do Aniversário da Vila após o hastear da bandeira ao som do Hino Nacional, serviu para que o Presidente da Junta de Freguesia apostasse em mostrar que Ferragudo continua a valorizar a modernização através de projetos que dotem a Freguesia de estruturas que servindo a população residente, como o exemplo da exploração do posto de correios pela Freguesia, motivem os visitantes a encontrar pontos de interesse para além da imagem de referência que Ferragudo já é.

Através das ruas tradicionais a comitiva dirigiu-se para o edifício onde durante anos funcionaram os serviços da Junta de Freguesia, e que com as obras de requalificação terminadas, cumprindo um projeto inovador, é devolvida a sua matriz inicial “O Compromisso Marítimo”. Composto por dois pisos terá no seu piso inferior uma zona de serviços e sala de formação, e no piso superior uma sala de exposições e núcleo museológico.

A sua requalificação protegeu a traça inicial inclusive nos elementos utilizados provenientes do edifício antigo, bem como a madeira componente estrutural mais evidente na sua construção e o pavimento de pedra caraterístico da época. A decoração móvel utilizará artefatos de pesca, quadros da atividade pesqueira fundamental na história que se pretende preservar e pedra talhada pelo grande mestre de Ferragudo José Cortes.

O Presidente Luís Alberto convidou então todos os acompanhantes para refletirem sobre a necessidade de transformar um espaço onde em tempo funcionou um parque de jogos e que nesta altura é um depósito de lixo mesmo ali paredes meias com a Igreja Matriz, num Centro Comunitário.

A convite do Padre Miguel foi possível ainda neste trajeto ver as transformações efetuadas no interior da igreja, com especial referência para a Pedra de Sacração da Igreja. Com simpatia o Padre Miguel foi dando explicação do que era visto, como a catalogação do espólio que se encontrava disperso, a sua recuperação, os muitos paramentos usados durante anos e a ambição de criar um museu de Arte Sacra, no espaço em que se encontra a sede do Agrupamento de Escuteiros Marítimos 413.

Todo este complexo que envolve entidade religiosa, Corpo de Escuteiros Marítimos 413; CML e JFF, ajusta-se ao esboço de projeto que foi apresentado pelo Presidente Luís Alberto para o antigo Parque de Jogos que permitirá ter em pisos diferenciados salas de trabalho, sede para o Corpo de Escutas, e que com a demolição dos muros envolventes permitira a criação de um anfiteatro ao ar livre com um palco para eventos culturais, num futuro Centro Comunitário.

Esta obra após a sua conclusão, com toda a sua envolvência tornar-se-á “numa janela aberta para o Rio Arade”, dando uma imagem a quem entra pelo rio, de uma maior beleza arquitetónica de um espaço digno para esta sala de visitas, que é a Freguesia de Ferragudo.

O Presidente Luís Alberto agradeceu no fim a todos os presentes e fez votos de que para o ano, em mais uma comemoração, se esteja a inaugurar estas obras e a projetar outras, pois Ferragudo é assim mesmo não pára no tempo, a sua dimensão é o crescimento sustentado.

 

Por Junta de Freguesia de Ferragudo