Iniciada a cerimónia com a apresentação do presidente da Junta de Freguesia de Ferragudo, Luís Alberto da finalidade cultural e social do espaço em questão, equipamento que visa potenciar a vivência do pescadores e habitantes de Ferragudo, bem como servir de polo de ações quer de formação, quer culturais em pról da população do concelho.
O edifício renovado, situado na Rua 1º de Maio em Ferragudo, já foi a sede do real Compromisso Marítimo, Posto Médico e Junta de Freguesia de Ferragudo mais recentemente, recebendo novamente o nome de outrora em homenagem a todos os mareantes e familiares que no séc. XVIII iniciaram esta confraria que se destinava a proteger os mesmos na saúde, reforma e justiça, abriu ao publico com novas vertentes, mas sempre virado para a comunidade piscatória, suas origens e sua tradições.
O edifício foi recuperado pela Junta de Freguesia de Ferragudo, ao abrigo do programa Promar num investimento total de € 99.526,79, indo o mesmo programa comparticipar em € 65.757,58, sendo a Junta de Freguesia de Ferragudo pioneira na utilização deste programa ao nível das autarquias locais com esta dimensão.
Inicialmente o espaço possui 3 exposições permanentes, uma do escultor autodidata José Cortes, já falecido, outra sobre a historia do Compromisso Marítimo e uma foto exposição multimédia sobre Ferragudo de outrora.
De acordo com o proferido pelo presidente da junta, este espaço único no concelho e dos poucos do algarve geridos por uma Junta de Freguesia é um ex-libris local, pois para além de potenciar e valorizar as artes e cultura local, é um polo dinamizador de qualquer tipo arte e expressões culturais possuindo no seu piso superior mais de 60 m lineares de área disponível para expor numa sala de cerca de 40 m2 de dimensão, permitindo uma valência impar junto ao rio Arade, valorizando o casco urbano antigo onde o mesmo se encontra implantado.
Antes do descerrar da placa comemorativa da inauguração o Sr. Presidente do Município Francisco Martins, após tecer largos elogios ao espaço e à requalificação efetuada no mesmo, saudou o trabalho do autarca de Freguesia que valorizou bastante Ferragudo nos últimos anos graças ao amor e dedicação que nutre pela sua terra.
Após a cerimónia foi efetuada a assinatura dos 7 acordos de utilização da Horta Urbana de Ferragudo, com a presença dos hortelãos, que irão utilizar o espaço que a junta de freguesia de Ferragudo empreendeu em sede de delegação de competências, sendo o mesmo mais um espaço de inovação e de participação ativa dos cidadãos na Freguesia de Ferragudo e pioneiro no concelho e dos poucos no Algarve.
Finalizando a tarde, procedeu-se à abertura da exposição patente no piso superior intitulada " Um Outro Olhar ", exposição de pintura tripartida de Sylviana Loubatières, Pascale Fey e Di della Pace, artistas francesas residentes no Concelho de Lagoa.
Por JF Ferragudo