Decorreu no passado dia 15 de agosto a Festa em honra da N.ª Sra da Conceição, cujo feriado religioso se celebra em dezembro.

A imigração terá sido a razão que levou à alteração desta festa, ainda no século passado, para o mês de Agosto,

tendo sido fixada mais recentemente esta celebração ao dia 15 de agosto, dia da Assunção de Nossa Senhora ao céu, sendo também este dia feriado religioso.

Mais de uma centena de embarcações enfeitadas esperavam a chegada da Procissão com a Nossa Senhora da Conceição,  para abençoar aqueles que sempre viveram na sua proteção, os pescadores. A muralha tornou-se pequena para uma multidão que queria ver o consagrar de uma tradição renascida nos anos anteriores.

O séquito embarcou então em vários barcos que deram a volta entre a Doca Pesca e a Praia Grande numa imagem emocionante, cumprindo depois, até à Igreja, o antigo percurso com a bênção às embarcações e pescadores.

De referir, que mais uma vez a procissão contou com a presença de D. Duarte Pio e D. Isabel de Herédia e os príncipes herdeiros, que se juntaram à Vereadora da Câmara Municipal de Lagoa, Anabela Simão, a Miguel Conduto e ao pároco local Padre Miguel, apadrinhados pelo presidente da Junta de Freguesia de Ferragudo, Luís Alberto, e o Chefe do Agrupamento de Escuteiros Marítimos de Ferragudo Luís Cabrita, numa embarcação que percorreu o percurso marítimo da procissão.

Há noite, o largo da Angrinha encheu-se de foliões que se divertiram até de madrugada.

 

 

Por VA/J.F.Lagoa