A Free Challenge celebra em 2025 uma década de existência, marcando profundamente o panorama desportivo regional com mais de 50 eventos que transcenderam a mera competição, transformando-se em experiências únicas de partilha, amizade e superação pessoal.

Ao longo destes 10 anos, a organização não só criou provas, mas construiu uma comunidade unida em torno do desporto, saúde e bem-estar, tornando-se um pilar do turismo desportivo e da vida saudável no Algarve.

Para assinalar esta data emblemática, a Free Challenge promoveu um piquenique comunitário, aberto a membros da associação, no Jardim S. Pedro do Mar, em Quarteira, na tarde de domingo, 14 de setembro. O evento, que contou com a presença de representantes de vários quadrantes políticos, incluindo a Coligação Fazer Melhor (representada por Isa Brito, candidata a Quarteira e Paulo Viegas, nº 2 à autarquia de Loulé) e o candidato do CHEGA à Freguesia de Quarteira, Jorge Santos, serviu para reforçar o amplo reconhecimento institucional e social do trabalho desenvolvido. Estes representantes expressaram publicamente o seu apoio ao presidente da Free Challenge, Marco Pereira, comprometendo-se a apoiar institucionalmente o projeto no futuro.

O momento simbólico do corte do bolo, gentilmente oferecido pela Pastelaria Eurolatina de Quarteira, foi mais do que uma celebração: foi o reconhecimento de uma década a fomentar o convívio, a atividade física e a inclusão através de iniciativas como as inovadoras corridas verticais, que colocaram o Algarve no mapa nacional do desporto de aventura.

Como testemunho deste percurso, foi lançado um vídeo comemorativo que condensa, em quatro minutos, a energia e as emoções vividas ao longo desta década. “É impossível condensar numa curta metragem toda a energia, emoção e união que vivemos nestes eventos. Mas este vídeo é um convite para revisitar momentos que nos moldaram e celebraram o espírito Free Challenge”, referiu a direção da associação.

Além do impacto desportivo, a Free Challenge afirma-se como um agente de coesão social e promoção de estilos de vida saudáveis, atraindo participantes de todo o país e internacionalizando a oferta desportiva da região. O seu papel na dinamização económica local, através do turismo desportivo, e na valorização de espaços urbanos e naturais, é amplamente reconhecido.

O futuro reserva novos desafios, mas a missão permanece: continuar a criar experiências que unem pessoas através do desporto, sempre com a mesma paixão e inovação que caracterizaram esta década de sucesso.

 

Jorge Matos Dias