No próximo dia 13 de janeiro – no Centro de Congressos do Arade, no Parchal – a «Gala A Nossa Gente, A Nossa Identidade» encerra as comemorações de 2016 subordinadas ao tema escolhido pelo executivo municipal para homenagear e agradecer a todos quantos têm contribuído para que o Concelho seja o que é hoje,...

... um paraíso turístico e social onde apetece viver, moderno, em franco progresso, centro das atenções de quem nos visita e de quem aqui faz a sua vida e constrói a sua identidade e cidadania.

De 16 de janeiro de 1773 – data da criação do Concelho – a 16 de janeiro de 2016 – início do ano temático – decorreram 243 anos, período de tempo em que as gentes de Lagoa aqui constituíram as suas famílias e lutaram por melhores dias, apoiadas numa cidadania apontada para o futuro, trilhando caminhos marcantes na evolução, com o objetivo de introduzir modernidade e expansão das atividades económicas, com identidade própria.

E a história de Lagoa e das suas gentes vai muito além da produção de vinho, que também esteve em destaque, com a atribuição do galardão de “Cidade do Vinho 2016”. Dela faz parte, também, o movimento associativo, com um vasto grupo de associações e coletividades com atividades que vão do desporto às expressões artísticas, do serviço social e comunitário ao lazer e recreio, das exaltações do património, tradições e costumes à dinâmica sociocultural. Na sua génese estão cidadãos – muitas vezes ignorados – que, à custa de trabalho voluntário, levam o nome, a história e a identidade do Concelho pelo país e além-fronteiras.

A Câmara Municipal tem assumido um papel particularmente ativo no reconhecimento desta atividade, através do apoio financeiro e logístico prestado às associações e coletividades que correspondem ativamente. Prova disso foi a sua numerosa participação, a par da população, em eventos e festividades como, por exemplo, o “Desfile Etnográfico A Nossa Gente, A Nossa Identidade”, realizado a 15 de outubro de 2016, que trouxe às ruas da cidade de Lagoa e à Única – Adega Cooperativa do Algarve, a genuinidade, vivacidade e colorido de tempos que muitos só já guardavam na memória.

A “Gala A Nossa Gente, A Nossa Identidade” – que não é mais que um reconhecimento do esforço e mérito de todos os que diariamente contribuem para o dinamismo da sociedade lagoense e serve para distinguir as associações e personalidades pelo trabalho que têm vindo a realizar ao longo dos anos – tem entrada gratuita, mediante levantamento prévio do bilhete no Convento de S. José e destina-se a maiores de 6 anos, tendo início a partir das 21 horas.

 

Por: CM Lagoa