GENEALOGIA por Manuel da Silva Costa | mscosta2000@hotmail.com

A costa Algarvia sofreu drásticas modificações ao longo do tempo. As principais causas foram mudanças climáticas que provocaram alterações do nível do mar. De uma maneira geral, climas quentes provocam degelo e subida do nível oceânico…

Deste modo, o nível do mar era mais baixo durante as eras glaciares. A Glaciação Würms teve início há 110.000 anos e terminou há 12.000 anos, dando origem a uma nova era – o Neolítico… e ao avanço do mar que estava a 30 km de Quarteira…

Outros fenómenos também contribuíram para a forma da costa. A 1ª carta (1751) de uma coletânea de Leal de Oliveira (1984) mostra a costa Algarvia anteriormente ao terramoto marmoto de 1755, o qual a modificou drasticamente. A carta não é tão tosca como parece. Se seguirmos a linha de cota dos 10 metros, numa carta atual, as semelhanças são surpreendentes.

Antes de 1755 Aljezur era um promontório; a “Ilha de Faro” não existia; o porto de Farrobilhas estava no lugar do Aeroporto, na foz da Ribeira do mesmo nome, depois rebatizada em Biogal; o pinhal de Monte Gordo era então uma ilha separada por um esteiro navegável, no lugar da E.N. 125; e a área onde se situaria Vila Real… estava submersa.

Comparando com a 2ª carta, de 1797… que se assemelha à carta atual (fig.3), ela retracta os contornos costeiros pós 1755 e nos finais da “Pequena Glaciação” que durava desde 1400…Curiosamente, apesar do aumento relativo da temperatura, a linha da costa continuou a avançar e esse facto não deve ser alheio a erosão provocada pela agricultura...

A ação humana foi também diretamente responsável pela erosão e pelo assoreamento costeiro como aconteceu na Praia da Rocha. A Praia de Quarteira deve a sua redução e enrocamento à construção (1971-74) da Marina de Vilamoura, a qual interrompeu o cone de dejeção proveniente da ribeira de Quarteira, cuja bacia hidrográfica ocupa cerca de 10% do Algarve… Os ventos dominantes, de Sudoeste, também contribuíram para este efeito erosivo, ao mesmo tempo que favoreceram o assoreamento da praia da Falésia…