Um golo solitário de Mendes, logo aos sete minutos, permitiu hoje ao Famalicão estrear-se em casa na II Liga em futebol com uma vitória sobre o Olhanense, em jogo a contar para a segunda jornada.

A equipa de Olhão até entrou melhor na partida, aproximando-se de forma mais eficaz da baliza à guarda de Murta, mas, ao sofrer um golo num lance de bola parada, acabou por esmorecer e deixar o jogo equilibrar-se.

Mendes, aos sete minutos, inaugurou o marcador com um livre direto e foi preciso esperar vinte minutos para voltar a ver real perigo: Rodolfo Lourenço cruzou para cabeceamento de Duque ao lado (27 minutos).

O Famalicão passou a liderar o jogo, aproveitando-se da fragilidade das alas do Olhanense e fazendo-se valer da experiência de Mércio que conseguia posicionar-se muito bem à entrada da área adversária e ganhava muitas bolas de cabeça.

Até ao intervalo destaque para as tentativas de Vítor Lima (30 minutos), Medeiros (35) e Mércio (41), mas foi após o descanso, aos 57, que os famalicenses estiveram realmente perto de aumentar a vantagem quando Correia disparou de longe mas com muita força pondo à prova Tiago Maia.

Apesar da desvantagem o Olhanense pareceu adormecido demais, dando ao clube da casa a oportunidade de mandar no jogo, talvez motivado por estar pela primeira vez perante o seu público neste regresso às competições profissionais, 19 anos depois.

O Famalicão criou várias oportunidades mas pecou na finalização com Correia, aquele que foi o melhor marcador da equipa quando esta disputava na época passada o Campeonato Nacional de Seniores (12 golos), a ser o mais inconformado mas também o que mais desperdiçou.

Já nos descontos (90+1) Mendes podia ter bisado com um remate em arco mas que foi parar às mãos do guardião algarvio, numa altura em que o Olhanense já só respondia com lances desesperados que o Famalicão soube suster, sobretudo através de contra-ataques muito rápidos.

 

Jogo no Estádio Municipal de Famalicão, em Vila Nova de Famalicão.

Famalicão - Olhanense, 1-0.

Ao intervalo: 1-0.

Marcadores:

1-0, Mendes, 07 minutos.

 

Equipas:

- Famalicão: Murta, Daniel, João Pedro, Vilaça, Vítor Vinha, Ibraima, Vítor Lima (Diogo Santos, 56), Mércio, Mendes, Correia (Chico, 90) e Medeiros (Leandro, 90+5).

(Suplentes: Chastre, Jorge Miguel, Joel, Diogo Santos, Chico, Amerssan e Leandro).

Treinador: Daniel Ramos.

- Olhanense: Tiago Maia, Rodolfo Lourenço, Materazzi, Fábio Marinheiro, Tiago Duque, Virga (Ousmane Baldé, 60), Coelho (Januário, 60), Giraldo (Ponse, 76), João Oliveira, Murilo e Leandro Borges.

(Suplentes: Léo, Ousmane Baldé, Douglas Cordeiro, Mickael, Ponce, Zé Miguel e Januário).

Treinador: Cristiano Bacci.

 

Árbitro: Pedro Campos (Porto).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Vilaça (12), Virga (15), Vítor Lima (47), Giraldo (67), João Oliveira (70), Mércio (70), Medeiros (78) e Murilo (90+5).

Assistência: cerca de 3.700 espetadores.

 

Por: Lusa