Ativo já era gerido pelo grupo hoteleiro de origem portuguesa e tinha como proprietário a Santander Asset Management.

O Grupo Pestana, grupo hoteleiro multinacional de origem portuguesa, é o novo proprietário do complexo turístico Vila Sol, localizado em Vilamoura, no Algarve, tendo comprado o ativo por cerca de 43 milhões de euros – estava na posse da Santander Asset Management. Esta é, até ao momento, a maior transação do ano de um single asset hoteleiro, referem em comunicado as consultoras JLL, CBRE e Worx, que assessoraram a entidade vendedora.

Em causa está um empreendimento que inclui um hotel de cinco estrelas, dois campos de golf de 18 e 9 buracos e um terreno para desenvolvimento com uma área bruta construtiva de 7.770 metros quadrados (m2). De referir que o Grupo Pestana já assegurava a gestão da unidade hoteleira e os campos de golfe. Agora, com esta aquisição, reforça a sua posição, tornando-se proprietário.

“O Pestana Vila Sol é uma referência na indústria hoteleira e no turismo de golfe em Portugal (…). Com 189 quartos, uma ampla gama de comodidades de primeira classe e dois campos de golfe de renome internacional, com o total de 27 buracos, o complexo atrai tanto turistas quanto jogadores de golfe de todo o mundo”, lê-se na nota enviada às redações.

Negócio mostra a resiliência do mercado imobiliário

As consultoras enaltecem o facto de o negócio contemplar um terreno para desenvolvimento, “oferecendo oportunidades para futuros projetos de expansão ouempreendimentos imobiliários”. “Esta venda bem-sucedida destaca a resiliência do mercado imobiliário em Portugal e o crescente interesse de investidores nacionais e internacionais na região algarvia”, acrescentam. 

Para Karina Simões, Head of Hotel Advisory da JLL, “esta venda representa um marco significativo no mercado imobiliário de Vilamoura”. “Este é mais um negócio que vem confirmar o crescente dinamismo do mercado hoteleiro na zona sul do país, atrativo quer para investidores internacionais como nacionais”, acrescenta Duarte Morais Santos, Head of Hotel da CBRE Portugal. Já Francisco Caldeira, da Worx Real Estate Consultants, salienta que “é notória a contínua importância de Portugal no mapa de investimento internacional, bem como o peso do turismo no país”. 

"Com a compra deste empreendimento, demonstramos e salientamos aquele que tem sido, desde o primeiro momento, o nosso compromisso com este projeto e com a aposta no turismo no Algarve” 

Pedro Lopes, administrador da Região Algarve do Grupo Pestana

 

Do lado do Grupo Pestana, Pedro Lopes, administrador da Região Algarve, frisa que esta aquisição “é o culminar de um processo iniciado há uma dezena de anos”, quando o grupo assumiu a gestão da unidade hoteleira e do campo de golfe adjacente. “(…) Com a compra deste empreendimento, demonstramos e salientamos aquele que tem sido, desde o primeiro momento, o nosso compromisso com este projeto e com a aposta no turismo no Algarve”, conclui. 

Já Luís Figueiredo, administrador da Santander Asset Management, considera que o “setor hoteleiro mostrou-se muito resiliente no período pós-pandemia, continuando Portugal a ser um dos destinos turísticos privilegiados, nomeadamente a região do Algarve”. 

“Sempre acreditámos no valor do complexo Vila Sol, pelo seu potencial, localização, complementaridade com os campos de golf, retirando assim a sazonalidade da operação do hotel e também por ser operado pelo prestigiado Grupo Pestana, tornando-o num ativo atrativo e com forte interesse por parte dos investidores”, remata. 

 

Por: Idealista