O projeto Há UV na praia pretende contribuir para uma exposição solar saudável, sobretudo na praia, através de uma maior consciencialização dos riscos da exposição às radiações ultravioletas, incentivando adequação de comportamentos e promovendo medidas de proteção.
Através de um sistema de sinalização visual por bandeiras gigantes na praia, de cores diferentes, serão hasteadas ao longo do dia, junto do nadador-salvador ou do concessionário, cada uma das 5 bandeiras de cor diferente, indicativa dos 5 patamares de intensidade da radiação UV. Através de uma app, expressamente concebida para este projeto, são recebidas notificações, das principais variações diárias nas radiações ultravioletas, medidas nas estações meteorológicas do AEMTG.
Decorre de 1 de junho a 30 de setembro, em Portimão, na Praia da Rocha, na Praia dos Três Castelos, na Praia do Vau e na Praia de Alvor. Em Lagoa, decorrerá em Ferragudo, na Praia Grande e na Praia dos Caneiros.
Tem o apoio da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e da Capitania do Porto de Portimão. Em Portimão tem a participação do Município de Portimão, da Junta de Freguesia de Portimão e da Junta de Freguesia de Alvor e conta com a adesão de várias concessões de praia e restaurantes da Praia da Rocha, da Praia dos Três Castelos, da Praia do Vau e da Praia de Alvor. Em Lagoa, tem a participação da Junta de Freguesia de Ferragudo e conta com a adesão em Ferragudo de várias concessões de praia e restaurantes na Praia Grande e na Praia dos Caneiros.
O projeto em 2025 inicia uma parceria do Agrupamento de Escolas Manuel Teixeira Gomes (AEMTG) – um agrupamento de escolas públicas – com a Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão (EMARP)– uma empresa municipal do Município de Portimão. A parceria institucional consiste numa associação do projeto Há UV na praia do AEMTG com a Campanha de verão do “Nico” que promove a correta deposição de beatas de cigarro e da Campanha d` “A melhor pegada não deixa marca” da EMARP que visa reforçar a importância de manter as praias limpas e livres de lixo incentivando o uso adequado dos ecopontos disponíveis. Associar à dimensão da saúde a dimensão do ambiente no âmbito de uma cidadania mais completa, exigente, participativa e sustentável da parte dos frequentadores e veraneantes das praias de Portimão.
Por: AEMTG