Os corredores russos conquistaram 29 medalhas, das quais 16 de ouro, quase metade dos 38 títulos europeus atribuídos.
A diferença foi tão significativa que o segundo país com mais medalhas de ouro, Alemanha, não foi além dos quatro títulos europeus, quatro vezes menos medalhas de ouro do que a Rússia.
A última jornada da competição foi reflexo da hegemonia da Rússia, que arrecadou três dos oito títulos europeus em disputa neste domingo. Foi o que aconteceu na prova de Madison para juniores, na qual triunfou a dupla russa formada por Nikolay Ilichev e Vitallii Ivshin. No segundo posto colocaram-se os suíços Patrick Müller e Nico Selenati, deixando a última vaga no pódio para os britânicos Joseph Evans e Joe Holt. Os gémeos Ivo e Rui Oliveira ocuparam a quarta posição, na sua estreia nesta disciplina.
Andreia Alves terminou a sua participação nas seis provas de omnium para juniores no décimo lugar entre as 11 corredoras que participaram. A vencedora foi a lituana Edita Mazureviciute. A britânica Grace Garner foi a segunda e a francesa Soline Lamboley fechou o pódio.
Os alemães Domenic Weinstein e Leon Rohde impuseram-se em madison para sub-23. Os belgas Jasper de Buyst e otto Vergaerde colocaram-se na segunda posição, relegando os franceses Marc Fournier e Thomas Boudat para o terceiro posto.
A prova de omnium para sub-23 femininas teve um final dramático, com a russa Tamara Balabolina a conquistar a medalha de ouro com apenas um ponto de vantagem sobre a bielorrussa Ina Savenka. A ucraniana Tetyana Klimchenko ficou com a medalha de bronze.
As quatro finais de keirin também ficaram guardadas para o fecho do Europeu. Em sub-23 masculinos a vitória foi para o russo Nikita Shurshin, diante do holandês Matthijis Buchli e do polaco Mateusz Lipa. Entre as sub-23 a melhor foi a holandesa Elis Ligtlee, que desfeiteou a francesa Melissandre Pain e a britânica Katy Marchant.
Em juniores masculinos, o campeão da Europa de keirin é o polaco Patryk Rajkowski, que cortou a linha à frente do alemão Moritz Meissner e do checo Jiri Fanta. Em juniores femininas triunfou a belga Nickey Degrendele, com a russa Tatiana Kiseleva no segundo lugar e a polaca Julita Jagodzinska no terceiro.
Este Campeonato da Europa de Pista, o quarto consecutivo organizado no Velódromo Nacional pela Federação Portuguesa de Ciclismo, foi um sucesso desportivo para Portugal, que conquistou três medalhas, mas foi também um êxito de popularidade, com as bancadas repletas de adeptos lusos, durante a maioria das finais.
A competição foi ainda de um evento com grande impacto na economia regional e local, dado que, durante mais de uma semana, o concelho de Anadia e a região bairradina acolheram cerca 350 corredores e respetivo pessoal técnico e de apoio, somando milhares de noites de alojamento e de refeições servidas.
Quadro de Medalhas
País Ouro Prata Bronze Total
Rússia 16 11 2 29
Alemanha 4 4 3 11
Itália 3 1 3 7
Holanda 2 6 1 9
Grã-Bretanha 2 4 4 10
França 2 3 4 9
Suíça 2 2 3 7
Rep. Checa 2 0 1 3
Polónia 1 3 5 9
Bélgica 1 1 4 6
Portugal 1 0 2 3
Espanha 1 0 1 2
Lituânia 1 0 0 1
Bielorrússia 0 2 1 3
Irlanda 0 2 1 3
Ucrânia 0 0 2 2
Por. Federação Portuguesa de Ciclismo