Está para breve a mudança de hora, naquela que será a preparação definitiva para a temporada mais fria. No horário de inverno os dias são mais curtos e as noites ficam maiores, o que te fará desfrutar melhor do aconchego da tua casa com serões de sofá e manta. Também és daquelas pessoas que nunca sabe se é para adiantar ou atrasar o relógio? Já sabes em que dia muda o horário de verão para o horário de inverno?
E quais são, na realidade, os benefícios desta mudança? Será que ocorre da mesma forma em todas as regiões do país? Vamos olhar um pouco mais para estes pontos, e perceber quando e como deves acertar o relógio para entrar no horário de inverno.
1. Quando muda a hora de verão para a hora inverno?
2. Mudança da hora em Portugal Continental e na Madeira
2.1. Nos Açores a mudança para o horário de inverno é diferente
3. Mudança de hora 2023: como preparar a mudança?
4. Quando termina o horário de inverno em 2024?
Quando muda a hora de verão para a hora inverno?
Os relógios vão atrasar uma hora para o horário de inverno na madrugada de sábado 28 de outubro para domingo 29 de outubro de 2023.
Nesse momento, deverás atrasar os ponteiros do relógio - se ainda não tiveres um dispositivo que faça isso automaticamente, ou seja, às 02h da manhã passará a ser 1h da manhã. Em vez de 24 horas, o dia 29 de outubro de 2023 terá assim 25 horas, sendo ligeiramente mais longo.
Mudança da hora em Portugal Continental e na Madeira
Em Portugal Continental e na Madeira, a mudança para a hora de inverno acontece às 02h da manhã do dia 29 de outubro. A situação é idêntica porque quer a península como a Região Autónoma da Madeira, situada ao largo da costa marroquina, têm o mesmo fuso horário.
Mesmo assim, sabias que na Madeira escurece ligeiramente mais tarde do que no Continente? Isto acontece porque mesmo com a mudança de hora para o horário de inverno, a Madeira encontra-se mais a sul do hemisfério norte e mais próxima do equador, beneficiando não só de um clima mais ameno e subtropical, como de mais luz solar.
Nos Açores a mudança para o horário de inverno é diferente
Por sua vez, a mudança de hora para o horário de inverno nos Açores acontece quando forem 01h da manhã do dia 29 de outubro. Logo, os açorianos de todas as 9 ilhas, vão atrasar os relógios para a meia-noite.
Obviamente a mudança acontece porque os Açores têm fuso horário diferente, de menos uma hora em relação ao território continental e à Região Autónoma da Madeira.
Mudança de hora 2023: como preparar a mudança?
Ao escurecer mais cedo, haverá menos luz natural, as temperaturas tornam-se mais frias e pode existir um consumo de eletricidade elevado, com efeitos diretos na conta da luz.
De facto, durante o horário de inverno convém ter a atenção a estes pontos, sendo esta altura ainda propícia a sentimentos melancólicos ou depressões sazonais, que afetam algumas pessoas em todo o mundo. Para combatê-lo podes:
- Adaptar a rotina: ao longo do mês de outubro, e até ao fim de semana de mudança de hora, poderás reorganizar o teu dia a dia, para aproveitar ao máximo a luz solar. É o clássico lema “deitar cedo e cedo erguer dá saúde e faz crescer”, onde a tua concentração é menor durante a noite;
- Iluminação adequada: e eficiente procura adaptar a casa para receber a máxima luz natural ao longo do dia. Abre as janelas, corre as persianas e certifica-te que tens um ambiente bastante iluminado. Se és das pessoas que sai e chega a casa já de noite, convém apostar em iluminação LED eficiente, que permita poupar e que não prejudique a visão.
- Praticar exercício físico: deves preocupar-te em manter a boa forma física a curto e longo prazo. Poderás correr, andar de bicicleta ou fazer uma simples caminhada matinal sem subscrever a ginásios e assim manter o bom humor e libertar o stress;
- Socialização: o horário de inverno leva a que muitas pessoas, sobretudo idosas e crianças, passem mais tempo dentro de casa. No entanto, deverás ajudá-las para que se mantenham ativas e socializem. As participações em eventos da comunidade, um passeio diário pela hora de almoço (quando o sol está mais alto e a temperatura mais quentinha) e reuniões familiares habituais irão mantê-las bem dispostas e atentas ao mundo em redor.
A mudança de hora para o horário de inverno de 2023/2024 oferecerá a todos nós a vantagem de desfrutar de uma hora extra de sono. Mas não basta dormir mais um pouco no dia da mudança de hora: é importante manter um equilíbrio e saber como se adaptar à hora ao longo dos próximos seis meses.
Quando termina o horário de inverno em 2024?
Continua acesa a discussão pública se devemos ou não implementar a mudança de hora. Alguns países estão cada vez mais interessados em abolir a mudança, mas até em Portugal a mudança de hora irá manter-se. O facto de ainda não se ter chegado a uma conclusão, evidencia o quanto as vantagens da mudança para o horário de inverno tendem a ser vistas do ponto vista mais subjetivos.
Assim, só voltarás a ter de te preocupar com a mudança de hora no próximo ano, mais precisamente a 31 de março de 2024, quando se inicia o horário de verão. Nessa data, em vez de atrasar, irás adiantar os ponteiros do relógio da 01h para as 02h da manhã (Portugal Continental e Madeira) e da 00h para a 01h da manhã (nos Açores). Até lá, aproveita o horário de inverno com o máximo conforto e comodidade.
Por Idealista