Organizado no âmbito do projeto KA220 Erasmus+ RESUPERES: Resiliência no Ensino, confianciado pela União Europeia, este congresso pretende promover uma abordagem holística e multifacetada à educação, que integre o valor do apoio aos alunos não só a nível académico, mas também ao nível do seu bem-estar pessoal, social, emocional, motivacional e de saúde mental.
O primeiro dia do congresso terá início com a apresentação do projeto, seguindo-se as conferências plenárias de RUI VIEIRA NERY, professor universitário e musicólogo, que falará sobre a candidatura do Fado a Património Cultural Imaterial da UNESCO, da qual foi presidente da comissão científica; JOAQUIM DE AZEVEDO, docente da Universidade Católica do Porto, que dirige o projeto socioeducativo de grande relevância Arco Maior, destinado a jovens marginalizados e que abandonam a escola; e BORIS CYRULNIK, neuropsiquiatra conhecido em França por desenvolver e explicar ao público o conceito de Resiliência Psicológica, que abordará esse tema na sua conferência.
No segundo dia, para além da apresentação dos resultados do projeto RESUPERES, haverá também um painel de discussão sobre a Resiliência no Ensino Superior, que contará com a participação de representantes das várias instituições que colaboram no projeto (Universidade do Algarve, Universidade de Granada, Western Norway University of Applied Sciences, Universitá degli Studi Suor Orsola Benincasa, University of Belgrade).
Nas palavras de Carolina Sousa, docente da UAlg e presidente do congresso, “de acordo com estudos recentes, o ensino superior pode ser um momento de particular vulnerabilidade tanto para estudantes como para professores, razão pela qual este evento científico pretende apresentar, debater, divulgar e promover a importância do desenvolvimento da Resiliência, estendendo-se a todos os níveis de ensino para além da universidade”.
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Sobre o Projeto RESUPERES
O projeto RESUPERES: Resiliência no Ensino surgiu com o objetivo de criar um programa de intervenção e ferramentas no contexto do ensino superior que melhorem e desenvolvam construtos de Resiliência como o enfrentamento, o autoconceito, a autoestima, a liderança, o trabalho em equipa/networking, etc., tendo como base competências nas áreas da atividade física, do mundo digital e da comunicação, as artes performativas e visuais e a cultura, que geram padrões de comportamento resilientes, áreas consideradas prioritárias no desenvolvimento deste constructo, e que podem ser extrapoladas para as diferentes etapas de formação de professores e alunos.