Agravamento incide sobre os imóveis cujo VPT seja objeto de avaliação em 2023 por via da atualização trienal automática.

Os prédios alvo da atualização automática do Valor Patrimonial Tributário (VPT) pelo Fisco, no próximo ano, vão pagar mais imposto em 2024, devido à inflação. O Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) vai subir 6,75% na habitação e 9% nos serviços, comércio e indústria.

Em causa está a portaria que atualiza os coeficientes de desvalorização da moeda de acordo com a inflação, que foi publicada esta quarta-feira, 8 de novembro, em Diário da República.

Segundo os cálculos do jornal ECO, que avança a notícia, os aumentos são de 6,75% na habitação e 9% nos serviços, comércio e indústria. No entanto, o agravamento do imposto só irá incidir sobre os imóveis cujo VPT seja objeto de avaliação em 2023 por via da “atualização trienal automática” prevista no Código do IMI.

“Independentemente de o proprietário pedir a atualização do VPT, a Autoridade Tributária procede à sua revisão de três em três anos. Assim, as casas para habitação e os prédios urbanos comerciais, industriais ou para serviços cuja última avaliação ocorreu em 2020 vão sofrer agora um aumento do imposto”, explica o fiscalista Ricardo Reis, da consultora Deloitte, à publicação.

 

Por: Idealista