O programa tem início a 28 de setembro, pelas 18h00, com a conferência “Partilhar Memórias: Comemoração dos 500 anos da visitação da Ordem de Santiago a São Brás de Alportel em 1518”, a primeira conferência de um novo ciclo, promovido pelo Gabinete de Arqueologia. O interessante tema vai ser apresentado pelo Mestre em História de Arte, Marco Sousa Santos, no recém-inaugurado Espaço Memória, localizado no edifício da Câmara Municipal de São Brás de Alportel.
Na manhã de sábado, dia 29, as memórias a partilhar são gastronómicas, em mais uma edição da iniciativa “Demonstração Gastronómica” no Mercado Municipal, com a participação do Chef Jorge Sancho.
À tarde, o Centro Explicativo e Interpretativo da Calçadinha desafia miúdos e graúdos a “Uma viagem ao tempo dos romanos”, em mais uma edição da divertida tarde de aventuras e travessuras, dança, petiscos históricos, passeios, contos, ateliês lúdico e oficinas pedagógicas.
À noite, a partir das 20h00, a Eira do Museu desafia a mais uma interessante partilha de memórias, em mais uma Desfolhada à Moda Antiga, iniciativa conjunta do Rancho Típico Sambrasense e da Junta de Freguesia de São Brás de Alportel. Este interessante convívio intergeracional, com animação musical e petiscos, permite conhecer uma tradição com enorme importância sociocultural na comunidade.
No domingo, 30, “Partilhando memórias pela antiga via de origem romana: de São Brás a Milreu” é a proposta de passeio Natureza, em edição especial, que desafia a família a conhecer um caminho que guarda memórias milenares. O Centro Explicativo e Interpretativo da Calçadinha é o ponto de encontro para o início desta viagem no tempo que tem início pelas 9h00. A participação neste passeio é gratuita mas carece de inscrição prévia junto do centro ou pelo email: centro.calcadinha@cm-sbras.pt.
À noite, a culminar o programa, o Museu do Traje convida a uma Noite de “Fado no Museu”, a partir das 21h00.
Em São Brás de Alportel, o programa de atividades das Jornadas Europeias do Património coincide com a celebração do “SundaySlow”, uma iniciativa partilhada por todas as vilas e cidades que integram a rede mundial de bem viver “CittasSlow”, procurando dar a conhecer o património cultural e natural do concelho, riquezas que o Município de São Brás de Alportel procura sempre valorizar, construindo pontes entre o passado e o presente para poder abrir novas oportunidades que garantam a salvaguarda da identidade e história do concelho e da região.
Por: CM de São Brás de Alportel