O corredor de Roriz, Barcelos, desferiu um poderoso ataque, a 1500 metros da chegada, fragmentando o que restava do grupo dos favoritos e isolando-se na companhia do espanhol David Belda (Burgos BH). O corredor da Seleção Nacional/Liberty Seguros fez um quilómetro de subida sempre na frente da corrida, sem qualquer ajuda de Belda. O espanhol explorou o trabalho do corredor português e, a 500 metros do fim, contra-atacou para conquistar a segunda vitória em etapas da Volta deste ano. José Gonçalves foi alcançado pelo grupo principal, terminando na 12.ª posição, a 14 segundos de Belda.
“Sabíamos que o José Gonçalves poderia vencer esta etapa e que o momento certo para o tentar era dentro dos dois últimos quilómetros. O José fez tudo bem, mas teve o azar de levar companhia quando arrancou. Faltou pouco para conseguirmos a primeira vitória, mas voltamos a demonstrar que os corredores que compõem esta Seleção têm valor. Além do José Gonçalves, também o David Rodrigues e o Joaquim Silva estiveram na frente, contando, ao longo de toda a etapa, com o excelente trabalho do Nuno Almeida, que está a ser uma revelação pela sua capacidade de trabalho”, analisa o selecionador nacional, José Poeira.
Com o desempenho de hoje, José Gonçalves reentrou no top 15, sendo agora o 14.º classificado, a 2m23s de Gustavo Cesar Veloso (OFM-Quinta da Lixa), que foi terceiro na tirada e cimentou a liderança na geral individual.
“Fiz o que estava combinado com o selecionador nacional e que passava por atacar perto do último quilómetro para tentar ganhar a etapa. Não esperava que viesse outro corredor comigo, muito menos que apenas ficasse na roda e que não colaborasse. Se tivesse ficado quieto no grupo talvez conseguisse um lugar melhor do que o 12.º, mas também temos de ter ambição de vencer e foi por isso que ataquei”, explica José Gonçalves.
David Rodrigues, 29.º, a 1m21s, e Joaquim Silva, 32.º, a 1m41s, voltaram a estar perto dos melhores, contribuindo para a subida da Seleção Nacional/Liberty Seguros ao sexto lugar da classificação geral por equipas. David Rodrigues é o terceiro classificado na Juventude, enquanto Joaquim Silva, quinto nesta classificação, mantém-se como o melhor sub-23 da Volta a Portugal.
Samuel Magalhães foi o azarado do dia na Seleção Nacional/Liberty Seguros, tendo sofrido uma aparatosa queda, provocada por um gato que se atravessou na estrada, ainda na primeira fase da etapa. O corredor natural de Vagos chegou ao final com grande espírito de sacrifício, devido aos ferimentos resultantes da queda.
Amanhã corre-se a sexta etapa da Volta a Portugal, uma ligação que se adivinha para sprinters e que vai levar a caravana de Oliveira do Bairro até Viseu por um percurso de 155 quilómetros.
Classificação da etapa
5.ª Etapa: Alvarenga – Senhora da Assunção, 161,3 km
1.º David Belda (Burgos BH), 4h09m21s
2.º Delio Fernández (OFM-Quinta da Lixa), a 3s
3.º Gustavo César Veloso (OFM-Quinta da Lixa), mt
12.º José Gonçalves (Seleção Nacional/Liberty Seguros), a 14s
29.º David Rodrigues (Seleção Nacional/Liberty Seguros), a 1m21s
32.º Joaquim Silva (Seleção Nacional/Liberty Seguros), a 1m41s
43.º Nuno Almeida (Seleção Nacional/Liberty Seguros), a 3m19s
81.º Carlos Ribeiro (Seleção Nacional/Liberty Seguros), a 21m30s
95.º Nuno Meireles (Seleção Nacional/Liberty Seguros), mt
96.º Hugo Vaz (Seleção Nacional/Liberty Seguros), mt
114.º Samuel Magalhães (Seleção Nacional/Liberty Seguros), mt
Geral Individual
1.º Gustavo César Veloso (OFM-Quinta da Lixa), 23h57m55s
2.º Luis León Sánchez (Caja Rural), a 29s
3.º Edgar Pinto (LA Alumínios-Antarte), a 30s
14.º José Gonçalves (Seleção Nacional/Liberty Seguros), a 2m23s
27.º David Rodrigues (Seleção Nacional/Liberty Seguros), a 4m13s
30.º Joaquim Silva (Seleção Nacional/Liberty Seguros), a 5m51s
48.º Nuno Almeida (Seleção Nacional/Liberty Seguros), a 23m31s
75.º Hugo Vaz (Seleção Nacional/Liberty Seguros), a 48m03s
90.º Nuno Meireles (Seleção Nacional/Liberty Seguros), a 58m17s
103.º Carlos Ribeiro (Seleção Nacional/Liberty Seguros), a 1h10m44s
116.º Samuel Magalhães (Seleção Nacional/Liberty Seguros), a 1h24m56s
Por: Federação Portuguesa de Ciclismo