A Seleção Nacional/Liberty Seguros terminou, na noite deste sábado, os 3 Dias de Aigle, na Suíça, com a sensação do dever cumprido, uma vez que os quatro jovens portugueses conseguiram bater-se de igual para igual com ciclistas bem mais experientes.

Depois de na noite de sexta-feira Portugal ter saboreado a vitória de Pedro Preto na corrida de eliminação para juniores, o segundo lugar de Rui Oliveira no scratch para elite e a qualificação de Ivo Oliveira para a disputa do pódio na eliminação de elite, a equipa portuguesa voltou a estar em bom plano no serão de sábado.

Pedro Preto, júnior de primeiro ano, tomou o gosto aos pódios entre a sua categoria etária, e conseguiu a segunda posição no scratch, ganho pelo italiano Vincenzo Albanese. Na mesma disciplina, mas em sub-23, destaque para a boa prestação de Rui Oliveira, que, apesar de ainda ser júnior, imiscuiu-se no sprint final, sendo o quinto classificado, adiantando-se dois lugares ao compatriota Miguel Amorim, numa corrida ganha pelo suíço Gaël Suter.

Ivo Oliveira acabou batido pelo helvético Loic Perizzolo na luta pelo terceiro lugar na disciplina de perseguição individual, mas as indicações que deixou foram positivas, uma vez que foi o único júnior apurado para discutir as quatro primeiras posições, intrometendo-se entre corredores de elite. Um destes, o italiano Marco Coledan, sagrou-se vencedor.

Os irmãos Ivo e Rui Oliveira representaram a Seleção Nacional/Liberty Seguros no conjunto de três corridas de madison na categoria de elite. A juventude dos dois gaienses não os impediu de concluírem a competição no sexto posto, a meio de uma tabela que terminou encimada pela dupla suíça formada por Tristan Marguet e Théry Schir. 

 

Por: Federação Portuguesa de Ciclismo