A Alma Algarvia foi a rainha do XXXIV Festival de Acordeonistas de São Brás de Alportel, iniciativa da Associação Cultural Sambrasense, que decorreu no Salão de Festas da Santa Casa da Misericórdia, a 25 de novembro.

Numa edição plena de talento, o Festival apresentou mais de meia centena de jovens acordeonistas. Ao palco subiu o resultado de milhares de horas de estudo, treino e dedicação à música e ao acordeão.

Os jovens talentos representaram várias escolas onde aprendem a tocar o instrumento rei da região algarvia. Nesta edição, participaram 13 escolas algarvias com ensino de acordeão, nomeadamente: Conservatório de Música de Olhão (sob coordenação professora são-brasense Anabela Silva), APEXA (representada pelo professor Nelson Conceição), as escolas de música de Nelson Conceição de Loulé, Bordeira e Albufeira, a escola do Rancho Folclórico de Loulé, a escola Rancho Infantil de Loulé, a Casa do Povo da Conceição de Faro (representada pelo professor Jorge Alves), a Escola de Música Águia Som de Olhão (professor Jorge Alves), a Escola de Música da Sociedade Filarmónica Artistas de Minerva, de Loulé (Professor Jorge Alves), a escola de música da Associação Cultural Sambrasense (representada pelos professores Júlio Pereira e Hermenegildo Guerreiro),  Associação Cultural do Grupo Folclórico de Faro (professor Hermenegildo Guerreiro),  escola da Casa do Povo de São Bartolomeu de Messines (professor Hermenegildo Guerreiro) e a escola de Acordeão de Castro Martim (professor João Pereira).

O Festival de Acordeonistas de São Brás de Alportel é anualmente organizado pela Associação Cultural Sambrasense e pretende dar a conhecer a aprendizagem dos alunos das diferentes escolas, promover o convívio e a partilhar entre os talentosos jovens músicos e promover o acordeão enquanto instrumento presente nas tradições musicais algarvias.

Uma iniciativa apoiada pela Câmara Municipal de São Brás de Alportel e pela Junta de Freguesia de São Brás de Alportel.

 

Por: CM de São Brás de Alportel