É impensável ter testes do COVID19, enviados para Lisboa.

O PSD Algarve tem conduzido a sua ação - nestes tempos de emergência - com base numa postura de reserva, colaboração e total compromisso com os cidadãos. Assim continuará a ser. Tal não dispensa, impõe mesmo, apontar através de vários canais imperfeições e erros. É o que temos feito, muitas vezes sem recurso a intervenções públicas.

Todavia, há questões que têm que ser apontadas.

Há mais de uma semana que o laboratório regional do Algarve está sem reagentes, ficando, por isso, não obstante ter a restante capacidade instalada intacta, privado de conhecer os resultados dos testes realizados.

A situação persiste: o Hospital de São José em Lisboa apenas aceita um número reduzido de testes provenientes do Algarve por dia, segundo informações não superior a 200, por isso, há testes na região que deviam estar a ser feitos mas que não estão, e aquelas que são enviados para Lisboa demoram compreensivelmente mais tempo a conhecer-se o resultado.

Passados tantos dias é incompreensível não se fazer a distribuição equitativa dos reagentes, o que condena o laboratório regional a figura de corpo presente e prejudica o eficaz diagnóstico, propagação e tratamento do COVID-19 na região.

Persistir em não resolver é omissão gritante e muito lesiva para a batalha que estamos a travar.

 

Faro, 9 de abril de 2020
A Comissão Política Distrital do PSD Algarve