Na área dos vinhos, a arte de conceber rótulos é fértil e há exemplares muito antigos, valiosos e raros.
Pretende-se com esta atividade motivar alunos do ensino secundário e profissional, do ensino da rede pública e privada e professores, proporcionando a aprendizagem conceptual, a aprendizagem de competências e técnicas, metodologia científica, dando origem e orientação ao desenvolvimento do raciocínio crítico, criatividade, autonomia e perseverança.
O presente concurso destina-se, fundamentalmente, a incentivar a participação dos alunos, pretendendo-se contribuir para a preparação profissional dos jovens no exercício ativo de uma atividade laboral ou mesmo de criação, incutindo-lhes o espírito de observação, análise sistémica e reflexão sobre a realidade no mercado profissional. É que todos os produtos à venda no mercado usam rótulos…
Por fim, impõe-se dizer que o objetivo deste concurso é desafiar os alunos a criarem um rótulo inovador, capaz de motivar e transmitir a qualidade vinícola de alto nível do Concelho de Lagoa, através de uma imagem que se diferencie das atualmente existentes e, por outro lado, manter em simultâneo uma relação de familiaridade e harmonia.
Os alunos deverão ter em conta que um bom rótulo de vinho não é, necessariamente, o mais bonito! Deverá ser aquele que é eficaz no sentido de fazer uma garrafa de vinho “saltar da prateleira” para o cesto de compras do cliente. Tem de ser capaz de passar uma mensagem relevante para o consumidor e criar uma relação duradoura com a marca, traduzida na ideia de que a embalagem também vende…
Tratando-se de um concurso motivador para os alunos do Concelho de Lagoa, haverá prémios para os três melhores trabalhos e será realizada uma exposição com todos os trabalhos apresentados.
Por CM Lagoa