O júri ia tomando notas e elaborando a lista dos mais votados, mas os resultados só seriam apresentados mais tarde.
Antes da cerimónia final, o momento esperado por todos, a atuação da fadista Gisela João que, entrando em palco com um visual diferente do tradicional em espetáculos de fado, rapidamente conseguiu uma empatia com o público, evidenciando uma alegria contagiante e intercalando na sua atuação o fado mais puro e formas novas de musicalidade onde a sua voz por si só se impôs como cordão umbilical que a liga ao valor patrimonial da humanidade que é o fado.
No final do espetáculo, o Presidente da Câmara Municipal, Francisco Martins e o restante executivo subiram ao palco para entregar lembranças a todos os concorrentes e o prémio à vencedora, Mafalda Vasques, escolhida pelo júri de entre os finalistas apurados nas eliminatórias de Porches, Mexilhoeira da Carregação e Ferragudo. Mafalda Vasques representará, assim, o Município de Lagoa no II Festival de Mornas de S. Domingos – Vozes do Atlântico Meeting, em Cabo Verde.
“É reconfortante ver em dois fins de semana seguidos esta sala lotada com dois espetáculos de caraterísticas diferentes, a ópera Carmina Burana e agora os “Sons do Fado” que marcam mais uma referência de Lagoa no plano cultural da região”, disse Francisco Martins visivelmente satisfeito, aproveitando também a oportunidade para agradecer a todos os colaboradores camarários o empenho para que o espetáculo decorresse com toda a normalidade e sucesso.
Por: CM Lagoa