O galardão é atribuído anualmente, mediante o cumprimento de um conjunto de critérios de natureza ambiental, de segurança e de conforto, obrigando também à disponibilização aos banhistas de informações relativas à prática balnear e de sensibilização ambiental.
No concelho de lagoa ostentarão a Bandeira Azul as praias de Ferragudo, Pintadinho, Caneiros, Carvoeiro, Nossa Senhora da Rocha e Vale Olival, confirmando assim a excelência das zonas balneares deste troço da costa algarvia.
Paralelamente, as praias de Carvoeiro e de N. S. da Rocha ostentarão a bandeira Praia Acessível, por cumprirem um conjunto de normas que facilitam o uso dos areais por pessoas com mobilidade condicionada. Estas praias disponibilizam ainda cadeiras anfíbias que permitem a ida a banhos a este grupo especial de utentes.
O litoral de Lagoa tem mais de quarenta pequenas praias, muitas delas sem acesso por terra, ao longo de uma orla costeira com mais de 17 km, formada por arribas alcantiladas, promontórios e enseadas. Os visitantes mais aventurosos podem percorrer alguns troços da costa utilizando percursos pedestres sinalizados ou, mais recentemente, utilizar o passadiço construído sobre as arribas entre Carvoeiro e o Algar Seco.
Também por mar é possível admirar as grutas e arribas escarpadas, navegando em embarcações devidamente equipadas e licenciadas para o efeito que, em segurança, permitem observar um litoral esculpido pela natureza na rocha calcária ao longo de milhões de anos.
As festas de praia ao fim da tarde ou a degustação de uma gastronomia baseada nos produtos acabados de sair do mar, complementarão certamente uma estadia inesquecível.
O Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, ao tomar conhecimento de decisão da Associação Bandeira Azul da Europa, lembrou que o “executivo municipal tudo tem estado a fazer para devolver à região de Lagoa o valor que ela tem, especialmente em relação às suas valências turísticas que não se ficam, apenas e só, pelo sol e pela praia. Oferecemos diversão, cultura e desporto, que muito interessam ao turismo moderno de qualidade. Manter as nossas valências e apetências em elevado grau de qualidade, tem sido a nossa forma de governar”.
Por CM Lagoa