Estreará a 18 e 19 de fevereiro, no Auditório Municipal de Lagoa, com guião de Filipe Miguel Telmo e composições originais de Jorge Salgueiro, juntamente com a apresentação de reportório tradicional norueguês e português. A cenografia é assinada pelos alunos do Curso de Produção Artística 12º - Especialização Têxteis da Escola Artística Soares dos Reis (Porto) e os figurinos são de Ana Baleia.
Resumindo, dir-se-á que “A Aventura de Fossegrim” conta a história de dois gigantes que lutam pelo amor de uma sereia. O deus nórdico Odin envia a deusa Freya, como mensageira, às cascatas da Noruega, em busca de Fossegrim, o virtuoso tocador de Hardanger fiddle. Freya encarrega Fossegrim da missão de viajar até aos mares do sul e acalmar os gigantes com a sua música. Fossegrim inicia uma longa odisseia no oceano atlântico, onde vive grandes aventuras e faz verdadeiras amizades. Partilhando a sua música e a sua cultura, ele vai conhecendo a diversidade dos outros diferentes de si.
Estarão em cena cerca de 100 crianças do ensino pré-escolar do Agrupamento de Escolas Padre António Martins de Oliveira de Lagoa, juntamente com Educadoras de Infância e Formadores do Projeto que, ao longo de 6 meses, trabalharam com as crianças nas diversas disciplinas artísticas: narração de conto, música, movimento, encenação e artes plásticas. Serão acompanhados, dentro e fora de palco, pelos formadores artísticos do projeto, educadoras de infância, parceiros noruegueses e pela Orquestra de Câmara da Academia de Música de Lagos, dirigida por João Pedro Cunha e a Classe Cenas de Ópera e Representação, dirigida por Joana Godinho.
O projeto “A Aventura de Fossegrim” encerra a 29 de abril, pelas 21h30, também no Auditório Municipal de Lagoa, com o lançamento oficial do Livro-DVD “Tales from the Sea | A Aventura de Fossegrim”, que tem a Câmara Municipal de Lagoa como mecenas oficial. Será a estreia da versão integral das composições originais de Jorge Salgueiro (música) e Nelda Magalhães (conto), acompanhados pela Orquestra Clássica da Academia de Música de Lagos, com João Pedro Cunha, como Fossegrim, o virtuoso tocador de violino.
“Tales from the Sea” está inserido no Programa Pegada Cultural - Primeiros Passos - gerido pela Direção-Geral das Artes, numa parceria com o Conselho das Artes da Noruega e cofinanciado pelo Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu - tendo como objetivo proporcionar ao público-alvo (crianças dos 0 aos 5 anos), experiências que potenciem os benefícios de um contato precoce com a arte, primordial no enriquecimento do processo educativo e criativo da pequena infância.
Por: CM Lagoa