LAGOA WINE SHOW, um evento que evidenciará o Concelho de Lagoa, no ano de 2015, como região de excelência de vinhos de qualidade decorrerá no Centro de Congressos do Arade, no Parchal, nos dias 2, 3 e 4 de abril

Como é do domínio público, a Câmara Municipal de Lagoa deliberou que em cada ano civil se exaltasse um tema do quotidiano regional/local, na expetativa de envolver o maior número de cidadãos nacionais e estrangeiros aqui residentes ou em regime de vilegiatura para que o nome “Lagoa – Algarve” continue a ultrapassar fronteiras e seja reconhecido nacional e internacionalmente, de forma a desenvolver Lagoa do ponto de vista cultural, turístico e económico e incluir o concelho no roteiro turístico do Algarve e de Portugal ao longo dos próximos anos.

O ano de 2014, que decorreu sob a égide de “Lagoa, Mar de Sentidos”, serviu os objetivos em vista. Assim, no âmbito das linhas de ação com vista ao desenvolvimento de projetos inovadores para a economia e turismo locais, 2015 vai ser subordinado ao tema do vinho com uma vasta programação que inclui atividades culturais, desportivas, festas populares, de entretenimento, gastronómicas, educação ambiental e debates, tendo o desenvolvimento do concelho como denominador comum.

Incluído nesse plano, o “Lagoa Wine Show” – que se realiza no Centro de Congressos do Arade, no Parchal, de 2 a 4 de abril, com organização da Câmara de Lagoa em parceria com a Rota dos Vinhos do Algarve – representará uma homenagem aos agricultores, consumidores e quantos trabalham em prol de uma região e de um produto que é uma das referências do Concelho de Lagoa, cujos 242 anos da fundação se comemoram no próximo dia 16 de janeiro.

O “Lagoa Wine Show” pretende ser uma das maiores mostras de vinhos a sul do país, em que os mais conceituados produtores, das várias regiões vinícolas, apresentarão os seus vinhos, num espaço com mais de 1000 m2 de exposição, onde os sabores regionais (queijos, enchidos, azeites, iguarias), os acessórios do vinho, os debates, as palestras e a animação terão o seu lugar e constituirá uma grande oportunidade para os escanções, imprensa, apaixonados pelo mundo do vinho, bem como os que procuram o Algarve, na época da Páscoa para umas mini férias, tomarem contato com todos esses produtos.

O “Lagoa Wine Show” vai contar ainda com um cartaz de luxo, genuinamente nacional, com a participação de: Áurea, no dia 2 de Abril; Ana Moura, no dia 3 de Abril; Pedro Abrunhosa e DJ Poppy, no dia 4 de Abril.

O bilhete de entrada para os concertos será de 10€ (para além dos 5€ de entrada no Wine Show).

Para que se compreenda um pouco melhor a dinâmica história da vinha e do vinho, referencia-se um texto Rota dos Vinhos do Algarve:

“Há numerosas referências relativas à tradição e importância da vinha no Algarve. Pensa-se que foram vários os povos que introduziram a produção de vinho na região: Fenícios, Gregos e os Celtas. Existem ainda referências importantes sobre o vinho, como as descritas no “Foral de Tavira” (1266) por D. Afonso III, ou no “Foral de Porches” (1286) por D. Dinis.

Os “Vinhos do Algarve” são produzidos neste precioso “terroir”, através da vinificação das suas mais tradicionais castas: Síria, Moscatel, Arinto, Negra-Mole, Trincadeira, Aragonês ou Castelão, obtendo-se néctares elegantes, equilibrados e fáceis de beber.

A produção de vinhos brancos e rosados está numa fase de grande expansão, sendo estes praticamente consumidos durante o verão em linha com o fluxo turístico da região. O vinho constitui ainda, em termos de oferta turística, um produto complementar com forte poder de atração, aliando a história à cultura e à gastronomia regional, potenciando também o turismo em espaço rural e o turismo de natureza. Queremos desta forma incluir os “Vinhos do Algarve” na rota dos que procuram a região, proporcionando-lhes experiências inesquecíveis…

A Região Demarcada do Algarve data de 1980, está localizada no extremo sul de Portugal e coincide geograficamente com o distrito de Faro. Toda a sua área corresponde à zona produtora de Vinho Regional Algarve e vinho Licoroso de Indicação Geográfica “Algarve”. Na zona litoral, marginando a costa Atlântica/Mediterrânea, localizam-se as quatro regiões produtoras de vinhos de “Denominação de Origem”: DOC Lagos, DOC Lagoa, DOC Portimão e DOC Tavira. A região pretende afirmar-se, não pela quantidade, mas pela qualidade e especificidade das suas produções que, aliando a sua localização única, de influência Mediterrânea e Atlântica, confere características especiais aos vinhos aqui produzidos, determinadas essencialmente pelo “terroir” e competência do vitivinicultor e enólogo, os quais se poderiam classificar de “vinhos de autor”. A região vitivinícola do Algarve encontra-se numa fase de crescente notoriedade, despertando o interesse de críticos e peritos nacionais e internacionais. Quanto à qualidade dos “Vinhos do Algarve”, esta também tem vindo a ser reconhecida, de onde se salientam as várias distinções obtidas em prestigiados concursos nacionais e internacionais.”

Por: CM Lagoa