Aqueles edifícios, que já necessitavam de obras de fundo, serão totalmente remodelados e surgirão novos espaços e serviços. A nova escola custará cerca de 2 milhões de euros e deverá estar a funcionar no ano letivo 2020/2021.
”Este era um investimento que já estava para acontecer há algum tempo e, finalmente, conseguimos arrancar com as obras”, referiu o edil, satisfeito com as melhorias que aqui vão surgir. O custo da intervenção será repartido entre fundos comunitários, através do programa Algarve 2020 (60%), e a autarquia.
“Vamos remodelar as seis salas de aula existentes nos edifícios do plano centenário e surgirão três novas salas. No edifício novo, haverá também uma unidade multideficiência, que será uma referência no concelho e em todo o sotavento algarvio”, revelou António Miguel Pina, durante a visita às obras, que já começaram, a cargo da empresa Martins & Gago.
No novo edifício, que surgirá ao lado dos já existentes, ficarão localizadas, para além da unidade multideficiência, a portaria, sala de professores, cozinha, refeitório, arrecadações, biblioteca e sala polivalente. A nova escola passará a contar com nove salas de aula, com capacidade para mais de 200 alunos, e terá também uma horta pedagógica, três parques infantis e os antigos pátios serão recuperados e devolvidos às brincadeiras dos alunos.
Enquanto não reabre, totalmente renovada, os alunos desta instituição de ensino estão a ter aulas na Escola Prof. Paula Nogueira, em monoblocos de elevada qualidade do ponto de vista térmico e de insonorização, climatizados e com todos os equipamentos necessários para o bom funcionamento das aulas.
António Miguel Pina revelou hoje que também a Escola Prof. Paula Nogueira será alvo de importantes obras de melhoramento, no valor de 3,2 milhões de euros. O concurso será lançado no próximo ano. “É uma obra para fazer ainda neste mandato”, garantiu o autarca, referindo que “a educação é um dos pilares deste Executivo. Em cinco escolas que foram contempladas com fundos comunitários no Algarve, duas foram em Olhão, o que é de realçar”, destacou o autarca olhanense.
“Quero terminar este mandato com todas as escolas requalificadas”, garante ainda António Miguel Pina, revelando que “falta remodelar a EB Nº4, cujo projeto deverá estar pronto até final do ano. Temos já pronto o projeto de requalificação da escola de Quelfes e vamos iniciar os projetos das escolas Nº1 e de Brancanes”. Estas, para já, não têm financiamento, devendo as obras ascender a cerca de 2 milhões de euros.
Por: CM Olhão