A I Edição da Academia de Formação Política Europeia da JSD/Algarve, «Formar Europa», decorreu no passado sábado, no Museu do Traje, em São Brás de Alportel.

Pelas 09h00 da manhã já chegavam os primeiros formandos, que foram encaminhados para o local da credenciação.

O ambiente vivido foi de entusiasmo e de uma enorme vontade de saber e participar mais.

Os trabalhos iniciaram com os discursos de abertura, que contaram com a intervenção do Presidente do PSD/São Brás de Alportel, Bruno Costa, da Coordenadora das MSD/Algarve, Cláudia Luz, da Presidente da JSD/Algarve, Bárbara do Amaral Correia, do Presidente do PSD/Algarve, David Santos, e da Presidente da Juventude Social Democrata, Margarida Balseiro Lopes.

No primeiro painel, Paulo Rangel, cabeça de lista às europeias, pelo PSD, que desde a primeira hora aceitou o convite da JSD/Algarve para vir ao Algarve, debateu, com mais de meia centena de formandos, o tema “Os desafios do futuro da União Europeia”.

Atentos às palavras de Paulo Rangel, os formandos são surpreendidos com a entrada de Lídia Pereira na sala que, por motivos de agenda política, havia dito que não iria conseguir estar presente no evento. Bárbara do Amaral Correia conta: “um dia antes do nosso Formar Europa, recebo uma chamada de Bruxelas. Era ela mesmo, a Lídia Pereira! A Lídia informou que estaria livre no sábado e que se a JSD/Algarve concordasse ela estaria presente no Formar Europa. A resposta foi mais que óbvia. A Lídia pediu segredo e lançou o desafio de surpreendermos os nossos jovens algarvios. Foi difícil guardar este segredo, ainda que por 24h, a toda à equipa, mas sabia que a reação de surpresa de todos compensaria tudo. A Lídia conquistou-nos a todos com esta sua bonita atitude e disponibilidade.”   

Lídia Pereira, 27 anos, é a escolha de Rui Rio para número dois da lista encabeçada por Paulo Rangel.

Ainda durante a manhã, Fausto Matos, Assessor do Parlamento Europeu, e Lídia Pereira abordaram o painel “Como aproximar os jovens da Política Europeia”, tendo mostrado aos jovens a forma como a União Europeia influencia positivamente as suas vidas.

De tarde, Carlos Coelho, Eurodeputado, debateu com os formandos as “Consequências sociais e económicas da entrada de refugiados na União Europeia”.

Finalizados os painéis, às 16H00 iniciou a Simulação de Parlamento Europeu, que nas palavras da Presidente da JSD/Algarve é uma iniciativa que “incentiva o interesse dos participantes pelos assuntos europeus e pelo funcionamento das Instituições Europeias, nomeadamente do Parlamento Europeu, dá a oportunidade aos participantes de discutir, participar e perceber o processo de decisão do Parlamento Europeu, com particular importância na defesa dos interesses dos cidadãos europeus e na construção da estrutura democrática da União Europeia.”

Os participantes foram divididos em 6 equipas, debatendo temas como: entrada de refugiados na União Europeia, Brexit e a criação de impostos europeus.

O júri, composto por Carlos Coelho, Lídia Pereira e Fausto Matos, deliberou no fim da sessão, tendo atribuído o prémio de melhor equipa à equipa Verde, composta pelo Duarte Amaro, João Santos, Tânia Limão, Maria Martins, Raquel Limão, Laura Limão e Samuel Nascimento, acompanhada pelo Conselheiro Miguel da Encarnação.

Foram, ainda, destacados e atribuídos prémios aos 5 melhores formandos: Duarte Amaro, João Campos, Sérgio Luz, Filipe Lopes e Raquel Graça.

As avaliações orais dos júris foram de enorme importância uma vez que “permitiram incentivar as capacidades orais de comunicação e os poderes de argumentação dos participantes e promover o aprofundamento da cultura europeia”, conforme referido pela Presidente da JSD/Algarve. 

O futuro do projeto europeu passa pela realização deste tipo de iniciativas. As intervenções dos nossos jovens, ao longo de todo o "Formar Europa", só confirmaram que os jovens algarvios estão na linha da frente. 

 

Pela Comissão Política Distrital da JSD/Algarve