Este Plano está a ser desenvolvido pela Câmara Municipal de Loulé, num trabalho conjunto com o PolObs da Universidade do Minho e a comunidade. Nesse sentido, este momento de apresentação visa convocar as comunidades locais para este processo que se pretende de todos e com todos.
Tendo como grande objetivo promover o envolvimento e a participação ativa e informada das comunidades locais nas diferentes fases do processo, aposta-se na dinamização de um momento muito informal no qual se fará uma apresentação sumária, pelo investigador responsável do PolObs, da proposta metodológica a implementar no concelho de Loulé para a conceção do Plano. Posteriormente, a população pode esclarecer todas as dúvidas que o projeto possa suscitar, mas também apresentar críticas construtivas e propostas de alteração à metodologia e ao cronograma apresentados.
Sublinhe-se que a Cultura é, para este executivo, um eixo estratégico da gestão municipal, constituindo-se como um dos pilares das políticas municipais. Seja ao nível da criação de infraestruturas, do desafio e apoio à criação artística, da programação, do apoio ao movimento associativo, do desenvolvimento de projetos diferenciadores para o território, das parcerias com diversos agentes culturais nacionais e internacionais, mas também no que respeita à criação de públicos, o trabalho desenvolvido tem posicionado Loulé como um município que assume a Cultura como uma prioridade. O Plano ousa pensar todo este trabalho e pretende ser um documento orientador para a próxima década.