Concelhos com alojamentos de maior área útil estão localizados na região Norte do país.

A maioria dos alojamentos familiares em Portugal tem mais de 100 metros quadrados (m2) de área útil, segundo os dados provisórios dos Censos 2021 do INE, disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index da Marktest e na sua análise Atlas Social de Portugal.

“Existem em Portugal continental 2.027.577 alojamentos familiares clássicos de residência habitual com mais de 100 m2 de área útil”, refere o comunicado da Marktest. “Este valor representa 51.2% do total de alojamentos familiares clássicos de residência habitual (que ascende a perto de 4 milhões)”, lê-se ainda.

Segundo a empresa de research, esta proporção de alojamentos de maior área útil regista “diferenças importantes no território”, adiantando que o rio Tejo se apresenta quase como uma “barreira natural” para distinguir os concelhos com alojamentos de maior área útil (a Norte) dos que têm menor área útil (a Sul).

Apesar disso, Mourão, no Alentejo, é concelho que apresenta maior proporção de alojamentos com maior área útil: nesta localidade, 77.9% dos alojamentos têm mais de 100 m2. Em Oliveira do Bairro e Miranda do Douro essa proporção atinge os 74% e em 10 outros concelhos também supera os 70%.

Pelo contrário, o concelho da Amadora é o que apresenta uma menor proporção de alojamentos com maior área útil: apenas 24.7% dos seus alojamentos têm mais de 100 m2. Nos concelhos de Moita e Barreiro este valor situa-se nos 30% e em 9 outros concelhos não atinge os 40%.

 

Por: Idealista