A capela do Santíssimo Sacramento da Sé de Faro, que começou a ser recuperada em abril deste ano, ficará esta semana com o restauro do teto também concluído.
A intervenção primeira incluiu trabalhos de desinfestação de insetos xilófagos, limpeza, conservação e recuperação da talha dourada e da policromia e o restauro das cinco telas e das imagens dos quatro evangelistas e dos anjos.
A segunda fase incluiu o restauro do teto, degradado devido a humidades interiores e não a infiltrações do telhado que se percebeu em bom estado, aquando da intervenção na cobertura do edifício.
Durante a intervenção no teto foram detetadas pinturas por debaixo do repite que era até agora visível e o Cabido da catedral de Faro optou por deixar à vista essa pintura original que estava oculta.
Durante as obras na Sé de Faro, que têm sido supervisionadas pela Direção Regional de Cultura do Algarve, foi também realizado o restauro integral da capela do Senhor Jesus dos Pobres, onde se encontra atualmente a imagem de Nossa Senhora de Fátima, assim como das imagens que a integram e da policromia do arco.
Estas intervenções têm sido suportadas integralmente pelo Cabido da Catedral de Faro, a partir das receitas provindas dos ingressos que os turistas adquirem para visitar a Sé.
A intervenção anterior incidiu sobre o restauro da capela das relíquias e antes tinha sido recuperada a capela-mor, incluindo o forro da cobertura, a recuperação do teto e das pinturas dos seus caixotões. Foi ainda feito o restauro das imagens de Nossa Senhora, de São Pedro e de São Paulo, restaurado o cadeiral dos cónegos, assim como as telas dos apóstolos. 
Também toda a iluminação do corpo central da Sé, assim como da capela-mor, foi substituída.
 
Folha do Domingo