Marlon Lipke (Clube de Surf de Faro) concluiu o ONeill SP Prime no 25º posto da classificação final, somando 700 pontos para o ranking do circuito mundial masculino «Qualification Series».

surfista algarvio era o único português em prova quando perdeu em 3º na Ronda 2, ontem, numa bateria que deixou algumas dúvidas quanto ao julgamento, contra três atletas brasileiros, na Praia de Maresias, São Paulo, Brasil.

Marlons Lipke foi o melhor surfista português em Maresias. Frederico Morais também chegou à Ronda 2, mas perdeu em 4º e concluiu a prova na 37ª posição. Nic Von Rupp, Vasco Ribeiro (recém coroado Campeão do Mundo Junior ASP, na Ericeira) e Tiago Pires (atleta WCT) perderam em 3º na Ronda 1 e ficaram em 49º lugar na prova.

Se o 25º posto é um resultado positivo para o surfista algarvio, facto é que Marlon Lipke esteve muito perto de conseguir melhor. O português começou forte na sua bateria da Ronda 2 e esteve quase sempre em posição de se qualificar. É verdade que beneficiou de uma interferência assinalada a Tomas Hermes, mas terá sido prejudicado por alguma sobre-valorização nas notas atribuídas a Heitor Alves e até David do Carmo, que nos últimos minutos saltou do 3º lugar para a liderança com duas ondas na casa dos 8 pontos. 

Na fase final da bateria, Marlon Lipke lutava por uma onda na casa dos 6 pontos e a sua última onda de ataque foi julgada com 5.60 pontos, a nosso ver um pouco abaixo do que merecia, sobretudo, dado o contexto da bateria. Foi por pouco… em termos concretos, foi por um ponto.

 

Melhor 'ranking' dos últimos anos

Neste evento 'prime' da ASP (Association of Surfing Professionals) em Maresias, Marlon igualou o seu terceiro melhor resultado absoluto da época no circuito mundial 'Qualification Series', que tinha sido alcançado em Agosto, na Galiza, muito embora esse evento fosse apenas de 3 estrelas (menor pontuação). O surfista algarvio tinha conseguido um 17º lugar no 'prime' sul-africano Mr. Price Pro Ballito (Julho) e um 5º lugar no 5 estrelas francês Sooruz Lacanau Pro.

Marlon Lipke chegou a Maresias no 70º posto do 'ranking' mundial 'QS' e deverá melhorar a sua posição com o resultado alcançado no 'prime' brasileiro. O surfista de Lagos não deverá participar nos dois 'primes' havaianos, em Novembro e Dezembro. Assim, Marlon Lipke fecha a época 'QS' 2014 e termina com o melhor 'ranking' dos últimos anos: foi 94º em 2013; 87º em 2012 e 118º em 2011

Mais importante e práctico, Marlon Lipke fecha a época no Top 100 mundial, o que lhe dá acesso directo aos eventos 'prime' da próxima temporada, que já não vão intitular-se 'prime', mas sim 'QS10000', de acordo com a nova designação anunciada esta semana pela ASP. Os eventos de 1 estrela passam a designar-se 'QS1000' e os eventos de 2 e de 3 estrelas fundem-se numa única categoria, designada 'QS1500'. O mesmo acontece com os eventos de 4 e de 5 estrelas, que passam a ser uma única categoria onde os eventos se designam 'QS3000'. Os eventos de 6 estrelas passam a designar-se 'QS6000'.

recurso a números na designação dos eventos QS a partir de 2015 facilita a compreensão das diferenças dos mesmos em termos de pontos a atribuir ao vencedor. É a 'revolução' no surf profissional prometida pela ASP, que já a partir do próximo ano também muda de nome, para WSL - World Surf League, que englobará o Championship Tour masculino, feminino, Big Wave World Tour, Qualifying Series, World Junior Championships e World Longboard Championships. 

Outra mudança já no horizonte é o maior peso que os vencedores dos sete circuitos regionais (África, Austrália, Europa, Havai, Japão, América do Norte e América do Sul) passam a ter no 'seeding' em eventos QS. O Campeonato do Mundo de Juniores (ganho este ano, na Ericeira, por Vasco Ribeiro) vai sofrer uma importante alteração em 2016: passa de Sub-20 para Sub-18.

 

Por: SWELL ALGARVE