Piloto do Algarve evoluiu em prova importante no Kartódromo de Viana do Castelo

Mateus Cabrelli, apesar de na parte inicial da prova não ter a afinação ideal no seu kart e depois se ter deparado com alguns incidentes de corrida nas mangas de qualificação, conseguiu na Final da 35ª edição da emblemática Taça de Portugal de Karting da categoria Cadete ver a bandeira xadrez na nona posição. O piloto do Algarve conquistou assim um lugar no top-10, resultado positivo atendendo que transitou esta época – com 7 anos de idade – da categoria Iniciação para a Cadete, onde alinham muitos pilotos bem experientes e já com 10 anos de idade.

Na sessão única de treinos cronometrados, Mateus Cabrelli não teve a sorte do seu lado devido ao facto não ter tido a afinação ideal no seu kart equipado com chassis DR, tendo depois nas mangas de qualificação estado envolvido em incidentes de corrida, tendo na última ficado com o chassis muito danificado, que obrigou mesmo a seu equipa a ter ‘trabalhos redobrados’ muito depois de já estarem concluídas as mangas de qualificação no sábado, por forma a proporcionarem ao jovem piloto do Algarve um kart mais competitivo no domingo, dia da Final da mítica Taça de Portugal de Karting que se disputa ininterruptamente desde 1991.

Mesmo com um kart de difícil pilotagem, o jovem piloto de Algarve conseguiu estabelecer o oitavo melhor registo nos treinos cronometrados, lugar do qual partiu para a primeira manga de qualificação. Nesta, Mateus Cabrelli travou uma disputada com um adversário e perdeu muito tempo para a concorrência, acabando por cruzar a meta na oitava posição. Mas pior foi a segunda manga de qualificação, dado que um incidente de corrida obrigou-o a cair para o último lugar, ficando ainda com o chassis muito danificado, tendo a sua equipa o tentado reparar da melhor forma possível para a Final.

Face ao somatório dos resultados nas duas mangas de qualificação, Mateus Cabrelli foi forçado a largar na Final dos últimos lugares da grelha de partida perante uma vasta e forte concorrência. Mesmo assim, sem nunca desistir, o jovem piloto algarvio – que cumpre este ano a sua primeira época na difícil categoria Cadete depois de ter sido Campeão Nacional da categoria Iniciação em 2015 –, conseguiu ver a bandeira xadrez na nona posição, alcançando mais um top-10 numa categoria onde tem mais 3 anos para evoluir e lutar num futuro próximo quer pela vitória na Taça de Portugal de Karting quer pelo título de Campeão Nacional.

“Foi uma prova muito difícil desde o início. Nos treinos cronometrados, o meu kart não estava competitivo e fez com que eu não conseguisse um resultado melhor nos treinos cronometrados. Depois, nas mangas de qualificação, tive alguns incidentes de corrida e numa delas fiquei com o kart muito danificado. Por isso tive de largar para a Final dos últimos lugares. Tentei fazer o meu melhor e ainda consegui recuperar até à nona posição. Agradeço o apoio da minha família e amigos, assim como à minha Escola EB1 Mãe Soberana e do Agrupamento Eduardo Pacheco, pois também têm contribuído muito para que eu tenha tempo para treinar e assim poder obter bons resultados”, comentou Mateus Cabrelli.

 

Por Promo Karting