Ivo Oliveira garantiu hoje a terceira medalha para Portugal no Campeonato da Europa de Pista, que decorre em Sangalhos, Anadia, sendo o terceiro classificado na disciplina de omnium, ganha pelo espanhol Xavier Canellas.

O corredor português chegou à corrida por pontos, última das seis provas pontuáveis para o omnium, na liderança, mas não conseguiu segurar o primeiro posto. O espanhol Xavier Canellas fez uma prova espetacular, ganhando duas voltas de avanço ao pelotão, e garantiu a medalha de ouro. O suíço Gino Mader foi o segundo classificado e o corredor luso fechou o pódio.

“Nas condições em que a corrida se desenrolou, já foi muito bom conseguir a medalha de bronze. Todos respondiam quando eu tentava ganhar uma volta de avanço. Estive tão marcado que deixaram sair corredores do meio da tabela e acabaram por ser eles a conseguir os dois primeiros lugares”, explica Ivo Oliveira, que conseguiu a segunda medalha neste Europeu, depois de sagrar-se campeão da Europa de perseguição individual.

“O resultado é espetacular. Com a mudança de regras no omnium, na última corrida era preciso marcar os adversários diretos, mas não só, como se viu pelo resultados dos dois corredores que ocuparam as duas primeiras posições. O Ivo deu tudo o que tinha, foi uma medalha muito suada. Acima de tudo, deixou muito boas indicações para o seu futuro desenvolvimento como corredor”, considera o selecionador, Gabriel Mendes.

Ivo Oliveira começou a jornada da melhor forma, ganhando a prova de 1 km contrarrelógio e a volta à pista com partida lançada, resultados que foram determinantes para o pódio final. Nas restantes provas do concurso de omnium, disputadas ontem, Ivo Oliveira foi oitavo em scratch, segundo em perseguição e quinto em eliminação.

Também em omnium, mas na categoria de sub-23, Miguel Amorim pautou a sua participação pela regularidade, terminando no 12.º lugar. O vencedor foi o alemão Lucas Liss, seguido pelo russo Viktor Manakov e pelo suíço Gael Suter.

Andreia Alves iniciou hoje o concurso de omnium para juniores femininas, estando a pagar a fatura da juventude, pois ainda é júnior de primeiro ano, e da inexperiência, dado que se estreia em competições deste nível, concluindo a primeira jornada no último lugar. Amanhã competirá nas restantes três provas pontuáveis.

Além do omnium, a jornada deste sábado contou com as finais de 500 metros contrarrelógio para sub-23 femininas e com a final de velocidade por equipas para juniores femininas. Neste prova impôs-se a dupla alemã formada por Doreen Heinze e Emma Hinze, que foi mais veloz do que as russas Tataiana Kiseleva e Anna Kozinova. As belgas Catherine Wernimont e Nicky Degrendele ficaram com a medalha de bronze.

Na corrida de 500 metros contrarrelógio impôs-se a russa Anastasia Voinova, que relegou, por esta ordem, a compatriota Daria Shmeleva e a holandesa Elis Lgtlee para as restantes posições do pódio.

O Campeonato da Europa de Pista termina neste domingo, estando agendadas competições das 9h30 às 13h09 e das 14h30 às 20h11. Serão entregues os últimos oito títulos europeus, nas disciplinas de omnium, madison e keirin.

Andreia Alves vai continuar a sua participação em keirin, enquanto os irmãos gémeos e medalhados lusos, Ivo e Rui Oliveira, farão equipa na disciplina de madison.

 

Medalhas após a 5.ª jornada

País                                                     Ouro    Prata    Bronze  Total

Rússia                                                  13        1 0           2          25

Alemanha                                               3          3            3           9

Itália                                                         3          1            3           7

Grã-Bretanha                                         2          3            2          7

França                                                     2          2             2          6

Suíça                                                       2          1             3          6

Rep. Checa                                            2          0             0          2

Holanda                                                  1          5             1          7

Portugal                                                  1          0             2          3

Espanha                                                1          0             1          2

Polónia                                                   0          3             3          6

Irlanda                                                    0          2             1          3

Bielorrússia                                          0          1             1          2

Bélgica                                                   0          0             4          4

Ucrânia                                                  0          0            1          1

 

Por: Federação Portuguesa de Ciclismo