Animação e divertimentos, vinho quente e licores da região, doces da quadra, artesanato, associativismo e solidariedade: estas são algumas das propostas do Mercadinho de Natal da Ambifaro, para uma edição reforçada no espírito e elevada como nunca na sua identidade.
O Mercadinho de Natal da Ambifaro estará patente no jardim Manuel Bívar de 8 a 23 de dezembro, dando a conhecer uma nova disposição no recinto que, apesar de se ampliar em área, se organiza este ano de forma mais concêntrica e acolhedora no veio central do jardim, convidando ao encontro, à partilha e, fundamentalmente, à maior fruição do espírito natalício. Para isso, o Conselho de Administração da Ambifaro, com o apoio do Município, procurou reforçar o intimismo da cenografia com recurso a casinhas em madeira ao invés das antigas tendas de plástico, que, em uníssono com a nova iluminação, transportarão quem quer que por ali passe para um fantástico mundo mágico de Natal.
 
Segundo Henrique Gomes, presidente do CA da Ambifaro, “este investimento tem por intuito dotar todos os nossos operadores e comerciantes de recursos, entretenimento e atividades que potenciem o seu negócio, ao mesmo tempo que procuramos imbuir todos os nossos visitantes dos valores que esta quadra representa: solidariedade, comunhão e, particularmente, família”, acrescentando que “ainda assim, introduzimos medidas de poupança energética, a começar pela escolha do desenho de luzes e pela circunscrição do horário que se repartirá entre as 11:00 e as 20:00 durante a semana e a as 11:00 e as 22:00 ao fim de semana. ”Assim, o recinto vê-se este ano também reforçado no leque de opções de entretenimento infantil, nomeadamente com uma pista de carrinhos de choque, um “cangurito”, trampolins e elásticos, para deleite daqueles que mais vivem a fantasia: as nossas crianças.
 
Enquanto isso, e para os mais adultos, o mercadinho será abrilhantado pelas bancas e artigos de artesanato que transitam da habitual Feirinha de Artesanato da Ambifaro, com atividade regular ao longo do ano, para este novo espaço, garantindo soluções infinitas - e personalizadas - de presentes “de A a Z”.
 
À imagem do passado, o tecido associativo local terá ali também o seu devido espaço para a promoção da sua atividade, com as associações do concelho. A Polícia de Segurança Publica far- se-á também representar com uma ação de sensibilização sobre Segurança Rodoviária e com uma “Campanha de angariação de brinquedos para crianças carenciadas” nos dias 10, 12, 13, 14, 15 e 16 de dezembro, das 10:30 ao 12:30 e das 17:00 às 19:00.
 
Não obstante, o Mercadinho de Natal volta também este ano a integrar o calendário de atividades do Município, que arrancou no passado dia 3 com a inauguração da Casa do Pai Natal, no edifício da antiga Zara, e que animará não apenas a zona ribeirinha, mas toda a área de comércio da Baixa de Faro - contudo e em resposta às contingências do clima, o Mercadinho será apenas simbolicamente inaugurado no dia 10, próximo sábado, a partir das 11:00, ainda que já por ali operem alguns dos comerciantes e algumas das ofertas que farão as regalias de todos nos próximos 15 dias.
 
A assinalar esse arranque, teremos a atuação da banda algarvia Al-Fanfarre, no recinto do mercadinho.Durante o calendário evento, haverá lugar para uma série de atuações, designadamente: Helena Madeira (dia 10 de dezembro, às 18:00), Grupo Folclórico de Faro (dia 11, ao 12:30), Dança Natalícia pela AAPACDM (dia 13, às 11:30), Academia de Dança do Algarve (dia 14, às 19:00), Cristiano Martins (dia 16, às 19:00), um flashmob da Urban Expression (dia 17, às 15:15), terminando em encanto com o “Fado de Natal” da Associação de Fados do Algarve (dia 23, às 18:00).
 
Assim se assinalará a quadra, renovado Mercadinho de Natal da Ambifaro. Promova-se então o encontro e o convívio, reúna-se a solidariedade e o espírito comunitário. Façamos deste um Natal como manda a lei: muito brilho, muita cor e, acima de tudo, alegria.