O repto foi lançado o ano passado pelo diretor do Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar e Universitário do Algarve (CHUA). Jorge Mimoso, que conduziu uma palestra, sublinhou a importância dos rastreios do risco cardiovascular e desafiou o Município a lançar um rastreio sem precedentes no concelho.
A autarquia respondeu ao desafio e colocou no terreno, nesta edição de 2024, uma operação sem precedentes, disponível para toda a população do concelho.
O mega-rastreio, que vai avaliar extensivamente todos os fatores de risco cardiovascular, será conduzido por uma equipa de médicos que, para além da avaliação propriamente dita, vai, posteriormente, fazer a avaliação dos dados recolhidos, e encaminhá-los para os cuidados de saúde primários, para que os respetivos médicos de família procedam ao acompanhamento subsequente da população.
Para ser avaliado o risco cardiovascular na população, é utilizado o modelo SCORE2 (Systematic Coronary Risk Evaluation 2) ou SCORE2-OP (Systematic Coronary Risk Evaluation Older People 2). O SCORE 2 é utilizado para grupos etários 40-69 e o SCORE2-OP é utilizado para grupos etários 70-89.
Para o vereador com o pelouro da Saúde, Ricardo Calé, esta iniciativa inédita no país “vem na continuidade do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido neste domínio no concelho, nomeadamente, a assunção das competências na área da Saúde, a par de sermos o primeiro concelho no país com cobertura de 100% de médico de família”.
Os rastreios de risco cardiovascular encontram-se, pois, abertos a toda a população, e decorrem ao longo do mês em todo o concelho, com a seguinte calendarização, sempre das 9:00 às 13:00 e das 14:00 às 16:00:
10 de maio – frente ao Clube Oriental de Pechão;
11 de maio – Mercados Municipais de Olhão;
17 de maio – Praça da República (Fuseta);
18 de maio – Mercados Municipais de Olhão;
24 de maio – Mercado Municipal de Moncarapacho;
25 de maio - Mercados Municipais de Olhão.
A programação do Maio, Mês do Coração em Olhão encerra no dia 30 de maio, com uma palestra conduzida por Jorge Mimoso, diretor do Serviço de Cardiologia do CHUA, a partir das 14:00, na Biblioteca Municipal José Mariano Gago.
Maio é o mês do coração e conta com uma campanha de consciencialização sobre as doenças cardiovasculares e a importância de cuidar do coração.
As doenças cardiovasculares são as principais causas de morte em todo o mundo, mas muitas delas podem ser prevenidas com um estilo de vida saudável, cuidados médicos e rastreio regular dos fatores de risco.