“É com muito gosto que vos recebemos em Olhão. Eu sou da geração que já não cumpriu o serviço militar obrigatório, mas há um conjunto de valores que se cultivam nas Forças Armadas que considero serem muito importantes para a nossa sociedade”, começou por referir António Miguel Pina, que prosseguiu fazendo uma introdução à história de Olhão e do seu passado, nomeadamente ao episódio de expulsão das tropas napoleónicas, “um capítulo da nossa história que muito nos orgulha e que diz muito de nós enquanto povo”.
De acordo com o Instituto Universitário Militar, “a visita de estudo visa contactar com organizações relevantes do tecido económico, político, educativo social e cultural da região, no intuito de conhecer o seu contributo para o potencial estratégico nacional e identificar como superam os desafios da gestão estratégica, gestão do conhecimento e exploração da inovação nas organizações”.
Inserida numa visita à região do Algarve, as tardes de terça e quarta feira foram dedicadas em particular ao concelho de Olhão, com visitas, no primeiro, dia, às empresas Necton, Sparos e Sun Concept.
No segundo dia, dedicado à cultura olhanense, os militares visitaram, para além dos Paços do Concelho, o Museu Municipal – Edifício do Compromisso Marítimo, o centro histórico da cidade, a Torre de Bias e a Casa João Lúcio.
Por: CM Olhão