João Marques e a sua equipa reuniram com movimentos de cidadãos para debater possíveis medidas a implementar.

A iniciativa desenvolvida pela candidatura do PS Faro decorreu em formato online e possibilitou um contacto mais próximo entre os candidatos e os movimentos e iniciativas presentes na sessão. Foram debatidos assuntos relativos à mobilidade suave, nomeadamente, programas de incentivo ao uso de bicicletas e medidas de segurança na criação de ciclovias urbanas. Um dos aspetos destacados pela candidatura é a falta de concretização do plano de mobilidade da autarquia, nomeadamente a nível de calendarização. 

Relativamente ao estímulo de utilização de bicicletas foram apresentados os projetos desenvolvidos pela Escola Secundária Pinheiro e Rosa e pelos grupos informais de cidadãos "Faro a pedalar" e "ARCM Bikers" que têm como objetivo aumentar o número de pessoas que recorre a bicicletas como meio de transporte no seu dia-a-dia. No ensino superior, foi abordado o projeto "UAlg Eco Bike", desenvolvido pela Universidade do Algarve sob apoio do Fundo Ambiental.

Para o grupo "Faro a pedalar" a comemoração da semana da mobilidade é um marco importante, mas sendo agora necessário que a autarquia implemente medidas permanentes, como redesenhar o espaço público. Foi ainda abordado o perigo que constitui a "ciclovia" da Avenida Calouste Gulbenkian.

A candidatura foi desafiada a ter a coragem e a ousadia de assumir o compromisso de ir ao encontro das propostas apresentadas pelos grupos de cidadãos e de assumir que, uma vez eleitos, trarão estes grupos informais para junto do exercício de tomada de decisão.

O compromisso assumido é o de criar melhor mobilidade com a recuperação dos espaços pedonais, a reformulação das vias rodoviárias e a concretização de redes integradas de ciclovias, a par de uma forte aposta na criação de ligações de transporte público às freguesias do concelho.