Morreu a idosa de 86 anos atacada por formigas em lar de Boliqueime.

Florinda Queiroz acabou por morrer no dia 24 de julho.

Em declarações ao CM, o filho da idosa, João Queiroz, conta que «notei uma falta de cuidado quando ela entrou na instituição. Quando a fui visitar ela estava coberta de formigas e alertei o lar, mas não fizeram nada».

Está aberto um processo disciplinar parar apurar «os responsáveis por esta situação inadmissível», alertou o lar, que garante que será «implacável na punição».

 

Lar só instaurou inquérito três meses depois

Segundo o Jornal de Notícias, o caso foi filmado por uma funcionária, mas o lar desconhecia.

A provedora da instituição, Sílvia Sebastião, avançou ao jornal, que a idosa deu entrada no lar da Santa Casa da Misericórdia de Boliqueime a 9 de março, com uma uma ferida no pé.

Foi a 12 de julho que o turno das 8 horas detetou que a utente estava coberta de formigas. Sílvia Sebastião acrescentou que «os funcionários dos turnos anteriores levaram uma reprimenda», mas a verdade é que não foi instaurado nenhum inquérito interno.

O jornal esclarece ainda que a 8 de setembro, o lar da Santa Casa da Misericórdia de Boliqueime recebe uma visita da Segurança Social, Saúde Pública e GNR na sequência de uma denúncia com base no vídeo. Só nesta altura a provedora instaura um inquérito. 

 

Por: Filipe Vilhena

 

*Notícia atualizada às 12h28 do dia 22 de setembro de 2022.