Morreu o Papa Francisco

O Papa Francisco morreu hoje, anunciou o Vaticano, através do cardeal Kevin Ferrell.
"Às 07:35 desta manhã [06:35 em Lisboa], o bispo de Roma, Francisco, regressou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e da sua Igreja″, disse o carmelengo Farrell no anúncio.
O cardeal acrescentou que o Papa Francisco "ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados".
"Com imensa gratidão pelo seu exemplo de verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, encomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Uno e Trino", disse.
O Papa Francisco tinha 88 anos e esteve internado durante 38 dias devido a uma pneumonia bilateral, tendo tido alta em 23 de março.
No domingo, o Papa, ainda a recuperar da grave pneumonia, apareceu na varanda da Basílica de São Pedro para abençoar os milhares de fiéis ali reunidos, que o saudaram com vivas e aplausos.
“Irmãos e irmãs, Feliz Páscoa!”, afirmou Francisco, que apareceu numa cadeira de rodas, para dar a sua tradicional bênção “Urbi et Orbi” (à cidade e ao mundo).
O Papa argentino permaneceu sentado na cadeira de rodas e pediu a D. Diego Ravelli, mestre das celebrações litúrgicas pontifícias, para ler a mensagem às 35.000 pessoas reunidas na Praça de São Pedro para a Missa do Domingo de Páscoa, que foi presidida pelo Cardeal Angelo Comastri.
Após a mensagem, o Papa ainda apareceu no seu ‘papamóvel’ no meio da multidão de fiéis reunidos na Praça de São Pedro para celebrar a Páscoa e durante cerca de 15 minutos percorreu os corredores da praça e abençoou bebés, rodeado por guarda-costas.
Francisco tinha feito outra aparição surpresa no sábado, quando foi rezar na Basílica de São Pedro antes da celebração da Vigília de Sábado Santo e parou para saudar alguns grupos de peregrinos americanos que se encontravam na igreja.
Lusa