O Movimento Lagoa Primeiro (MLP), plataforma cívica criado no passado dia 16 de janeiro que tem na sua agenda a apresentação de uma candidatura conjunta a todos os órgãos autárquicos no concelho de Lagoa, juntou-se à AMAI - Associação Nacional dos Movimentos Autárquicos Independentes.

Esta associação, criada com a finalidade de promover a Igualdade de Oportunidades das candidaturas de Grupos de Cidadãos Independentes às eleições autárquicas, tem vindo a desempenhar um papel crucial no combate ao expediente legislativo engendrado pelos maiores partidos portugueses cujo objetivo passa para dificultar e, em alguns casos impedir, que os movimentos independentes possam ocupar o seu lugar numa sociedade que se diz livre e democrática.

O Movimento Lagoa Primeiro revê-se totalmente nas reivindicações e ações que esta associação tem vindo a desenvolver tendo em vista permitir que os movimentos independentes possam concorrer em condições de igualdade com os restantes candidatos, os quais esperam ansiosamente poder ganhar este confronto na secretaria e não através do voto popular.

Relembre-se que em 2017 foram eleitos 17 presidentes de câmara através de movimentos independentes e o espetro do alargamento deste número preocupa sobremaneira o poder instalado.

Independentemente destas movimentações de bastidores, o Movimento Lagoa Primeiro assume neste contexto a responsabilidade de, em outubro de 2021, ganhar as eleições autárquicas no Concelho de Lagoa, privilegiando o compromisso com todos os lagoenses de que estes estarão sempre primeiro. O MLP caminhará com firmeza num programa que promoverá o Concelho de Lagoa à imagem do seu valor no contexto regional, já defendido anteriormente, para um projeto de espaço temporal que se iniciará, mas não se esgotará, nas próximas eleições autárquicas.