No último fim-de-semana de outubro a hora volta a mudar. Fica a saber quando acontece a mudança para o horário de inverno.

Duas vezes por ano a hora muda em Portugal. Apesar do calendário de mudança de hora ser bastante específico ainda são muitos os portugueses com dúvidas sobre quando devem acertar os ponteiros do relógio.

Se és daqueles que gosta de saber a quantas anda, temos neste artigo todas as respostas às tuas dúvidas. Fica a saber quando é a mudança de hora em Portugal Continental e as razões pelas quais a mudança de horário faz parte do quotidiano de praticamente todos os países do mundo.

 

Quando muda a hora em Portugal para o inverno 2022?

A mudança para o horário de inverno acontece sempre no último fim-de-semana de outubro, na madrugada de sábado para domingo. Em 2022 não será exceção e, após a estação de verão, com os dias mais longos, é chegado o momento de acertarmos os ponteiros do relógio para a hora de inverno.

Assim, vamos atrasar os relógios uma hora na madrugada de sábado, 29 de outubro para domingo, 30 de outubro. Quando forem precisamente 02h00 da manhã, os relógios devem ser atrasados para a 01h da manhã. Quer isto dizer que o dia 30 de outubro é o dia mais longo do ano, com 25 horas.

Com a chegada do horário de inverno, os dias ficam mais curtos e as noites mais longas. Por volta das 18h será de noite, numa atmosfera que convida a estar em casa, a assistir filmes e séries debaixo de cobertores e mantas com a lareira acesa como pano de fundo.