A mostra surgiu de uma iniciativa da União das Freguesias de Lagoa e Carvoeiro que lançou o desafio a vários artistas da freguesia para realizarem obras que expressassem o 25 de Abril.
Daí saíram uma série de interessantes pinturas que têm suscitado muitas visitas, nomeadamente de grupos. Têm passado pela exposição turmas do agrupamento de escolas ESPAMOL, a Universidade Sénior de Lagoa, os Centros Seniores de Lagoa e de Carvoeiro, além de inúmeras pessoas interessadas, que a têm visitado a título individual, manifestando surpresa e agrado com os trabalhos expostos.
As visitas de grupo, previamente agendadas, têm contado com uma pequena palestra do artista Patico, que faz uma pequena introdução e breve explicação sobre a mostra, o conteúdo e os artistas que a pintaram. A visita conta ainda com o visionado de um filme de Napoleão Mira, em que este declama um poema de Ary dos Santos.
Estes têm sido momentos bastante agradáveis, de cultura, de recordações, e onde se tem criado um ambiente fantástico, de convívio e partilha, existindo ainda espaço para algumas surpresas trazidas pelos visitantes, como aconteceu com a Universidade Sénior. Esta mostra revela-se assim, entre outras, mais uma excelente iniciativa da União das Freguesias de Lagoa e Carvoeiro, na sua linha de orientação de promover a cultura, a tradição, a identidade e costumes das nossas populações.
Por: UF Lagoa