Uma longevidade assinalável, digna de ser comemorada com a pompa e circunstância inerentes à memória centenária do lugar.
Sob a égide do 500º aniversário, a Câmara Municipal de Lagoa e a Junta de Freguesia de Ferragudo juntaram esforços e prepararam um conjunto de iniciativas que, ao longo do ano, foram tendo lugar sob o mote Ferragudo: 500 anos a Viver o Mar. Infortunadamente, as condições provocadas pela pandemia SARS-CoV-2 obrigaram ao adiamento de algumas atividades e ao consequente prolongamento das comemorações até ao presente ano. Neste vasto e rico programa comemorativo pretende-se envolver ativamente o povo de Ferragudo, como comunidade visada que é, mas também a participação de todos e todas os/as lagoenses. Um programa que, ao colocar em destaque a vila e sede de freguesia e o seu espaço territorial, mais que assinalar o acontecimento dos 500 anos per si, presta-se a deixar uma marca indelével sobre a passagem desta histórica e irrepetível ocasião.
A programação foi trabalhada no sentido de abranger as mais diversas áreas, das artes ao exercício físico, da historiografia à gastronomia, do artesanato às festividades populares. Neste âmbito, irá ter lugar um ciclo de conferências que discutirá o passado e o futuro da localidade, composto por um conjunto de palestras a cargo de investigadores que têm trabalho sobre a história e o património locais, distribuídas ao longo de três sessões ou painéis, entre os meses de setembro e novembro de 2021. O Painel 1 - O mar e o rio, decorrerá no Centro Pastoral e Social da Diocese do Algarve, em Ferragudo, a 18 de setembro, pelas 17:00 horas.
Nesse mesmo dia, e no âmbito do Ciclo de Conferências será lançado o livro "Ferragudo. 500 anos de criação do lugar (1520-2020)", da autoria de David Roque, Diogo Vivas, Ismael Estevens Medeiros e João Pedro Féteira.
A participação é gratuita mediante inscrição prévia em: https://forms.gle/tm3BQw8mZYE7L48R9